Exames para diagnóstico do Câncer Colorretal

Se os sintomas ou os resultados dos exames de sangue ou do exame físico sugerirem que o câncer colorretal possa estar presente, o médico solicitará alguns exames complementares. Entre eles:

  • Imunoquímico fecal (FIT)

O teste de imunoquímica fecal (FIT) é também chamado de teste imunoquímico de sangue oculto nas fezes (FOBT). Ele detecta sangue oculto nas fezes. Este teste reage a uma parte da hemoglobina humana, encontrada nos glóbulos vermelhos do sangue.

O FIT é realizado, essencialmente, da mesma forma que o FOBT, mas algumas pessoas o acham mais fácil, porque não existe restrição alimentar (vitaminas ou alimentos não afetam o FIT) e a coleta de amostras é mais simples.

Coleta das amostras. O kit inclui cartões de teste, dispositivos para coleta, sacos de lixo e envelope para correio, além de instruções detalhadas sobre como coletar a amostra que devem ser seguidas. Após a coleta da amostra, devolva-a conforme as instruções contidas no mesmo.

Se os resultados são positivos para sangue oculto, é necessária a realização da colonoscopia. Embora o sangue nas fezes possa ser de câncer ou pólipos, também pode ter outras causas, como úlceras, hemorroidas ou outras condições clínicas.

  • Exame de sangue oculto nas fezes (FOBT)

Esse exame detecta a presença de sangue nas fezes por meio de uma reação química. Entretanto, não se pode afirmar que o sangue é do cólon ou de outra parte do aparelho digestivo.

Este teste deve ser realizado anualmente, ao contrário de alguns outros exames.

Se este exame for o escolhido para o rastreamento de câncer colorretal, recomenda-se que versões altamente sensíveis do mesmo sejam usadas.

Antes do exame. Alguns alimentos ou medicamentos podem afetar os resultados deste exame, desse modo pode ser que o médico solicite que você evite algumas coisas antes da realização do procedimento:

  1. Anti-inflamatórios não esteroides (como ibuprofeno) , naproxeno ou ácido acetilsalicílico durante 7 dias antes do teste, pois podem causar sangramento, levando a um resultado falso positivo.
  2. Vitamina C em excesso (250 mg/dia) a partir de qualquer suplemento ou fruta cítrica por 3 a 7 dias antes do exame, pois pode influenciar nos produtos químicos utilizados no procedimento e resultar num falso negativo.
  3. Carnes vermelhas por 3 dias antes do exame, pois componentes do sangue na carne podem apresentar um resultado falso positivo.

Coleta das amostras. O kit inclui cartões de teste, dispositivos para coleta, um aplicador de madeira e envelope para correio. O kit contém instruções detalhadas sobre como coletar a amostra que devem ser seguidas. Após a coleta da amostra, devolva-a conforme as instruções contidas no mesmo.

Se este teste determinar a presença de sangue, será necessária a realização de uma colonoscopia para determinar a causa. Não é suficiente simplesmente repetir o teste, ou mesmo acompanhar com outros exames.

  • DNA das fezes

Este teste analisa as seções anômalas do DNA das células do câncer ou do pólipo. As células de câncer colorretal frequentemente contêm mutações no DNA em determinados genes.

Coleta das amostras. O kit contém um recipiente para a amostra, um suporte para segurar o recipiente no vaso sanitário, um frasco de conservante líquido, um tubo, etiquetas e uma caixa para devolução; além de instruções detalhadas sobre como coletar a amostra. Após a coleta da amostra, devolva-a conforme as instruções contidas no mesmo.

Esses testes examinam o interior do cólon e do reto em busca de áreas anormais que possam ser câncer ou pólipos. Esses testes podem ser realizados com menos frequência do que os exames de fezes, mas exigem preparação com antecedência.

  • Colonoscopia

Neste exame, é observada toda a extensão do reto e do cólon com um colonoscópio, que é uma versão mais longa do sigmoidoscópio. O colonoscópio tem uma câmera de vídeo na extremidade e está conectado a um monitor para visualização do interior do cólon. O colonoscópio permite a introdução de instrumentos especiais para a remoção (biópsia) de áreas de aspecto suspeito, como pólipos. A colonoscopia pode ser realizada em ambulatório, clínica ou em consultório médico.

Antes do exame. Certifique-se que o médico saiba os medicamentos que você toma no dia a dia, incluindo vitaminas, ervas e suplementos. O cólon e o reto devem estar totalmente vazios e limpos para que o revestimento das paredes internas possa ser observado durante o exame. Será necessário, portanto, o uso de laxantes na véspera do exame. É importante ler cuidadosamente as instruções pré-exame, em caso de dúvida contatar o centro onde fará o procedimento e solicitar um passo a passo sobre o preparo para o procedimento, com o pessoal de enfermagem. Muitas pessoas consideram o preparo intestinal a parte mais desagradável do exame, por requerer que você esteja próximo a um banheiro.

Você pode receber outras instruções, como beber apenas líquidos claros (água ou sucos), exceto gelatinas vermelhas, um dia ou dois antes do exame. Chá ou café com açúcar geralmente são permitidos, mas sem leite ou creme. Caldo de carne, refrigerantes e bebidas esportivas também são permitidos, exceto as de coloração vermelha, pois podem ser confundidas com sangue.

Provavelmente você não poderá comer ou beber qualquer coisa após a meia-noite da véspera do exame. Em caso de uso de medicamentos no período da manhã, converse com seu médico ou com o pessoal de enfermagem sobre como agir no dia do exame.

Durante o exame. O exame dura cerca de 30 minutos, podendo demorar mais se um pólipo é encontrado e removido. Antes do início da colonoscopia você será sedado para diminuir o desconforto. Durante o exame, você estará deitado de lado com os joelhos flexionados, sua pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória serão monitoradas durante e após o exame. Antes da introdução do colonoscópio é realizado o exame de toque retal. O colonoscópio é lubrificado para fácil introdução pelo ânus e reto. O colonoscópio injetará ar no cólon para facilitar a visualização do seu revestimento e a introdução dos instrumentos necessários para a realização do exame. Se um pólipo pequeno for encontrado, será retirado e enviado para análise anatomopatológica. Se um pólipo ou tumor maior ou qualquer outra alteração for encontrada, é realizada uma biópsia. Nesse procedimento, um pequeno fragmento de tecido é retirado pelo colonoscópio. Da mesma maneira o tecido retirado é encaminhado para análise, para determinar se é um câncer, um tumor benigno ou resultado de um processo inflamatório.

Depois do exame. Como o ar é bombeado para o cólon e reto durante o exame, você pode sentir inchaço, dores abdominais ou cólicas até a saída do ar.

Possíveis complicações e efeitos colaterais. A colonoscopia geralmente é segura, mas existe o risco de:

  1. Sangramento. A retirada de um pólipo ou a realização de uma biópsia durante a colonoscopia pode provocar o aparecimento de sangue nas fezes por um ou dois dias após o exame. Raramente esse sangramento necessita de tratamento adicional.
  2. Perfuração do cólon ou reto. A colonoscopia é um procedimento seguro, mas em raras ocasiões, a parede do cólon ou do reto é perfurada. Essa perfuração pode ser uma complicação séria e exigir reparo cirúrgico.
  3. Reações à anestesia.
  • Colonoscopia virtual

Este procedimento é uma espécie de tomografia computadorizada do cólon e do reto. A tomografia computadorizada é um exame de raios X, que produz imagens seccionais detalhadas de corpo humano. Na colonoscopia virtual, programas de computador criam imagens bidimensionais e tridimensionais do interior do cólon e do reto, que permitem a localização de pólipos ou câncer.

Este procedimento é especialmente útil para pessoas que não querem fazer exames invasivos como a colonoscopia, e pode ser realizado rapidamente e não requer sedação. Mesmo não sendo um exame invasivo como a colonoscopia, ainda assim requer o mesmo tipo de preparo intestinal e utiliza um tubo que é inserido pelo reto para preencher o cólon com ar. Outra possível desvantagem desse procedimento é que, se pólipos ou outras áreas suspeitas forem visualizadas, provavelmente será necessária a realização da colonoscopia para remoção dos pólipos e melhor visualização das áreas suspeitas.

Antes do exame. É importante que o cólon e reto estejam totalmente vazios e limpos para fornecer as melhores imagens. Será necessária a realização da dieta líquida e do uso de laxantes na véspera do exame.

Durante o exame. Esse procedimento é realizado na sala da tomografia computadorizada e dura cerca de 10 minutos. Você tomará uma solução de contraste antes do início do procedimento e, para a realização do exame será inserido um pequeno tubo flexível no reto, que bombeará ar para expandir o cólon e fornecer as melhores imagens.

Possíveis efeitos colaterais e complicações. Normalmente quase não existem efeitos colaterais após a colonoscopia virtual. Você pode sentir cãibras ou inchaço em função da presença de ar no cólon, mas são sintomas que desaparecem quando o ar sai do corpo. Existe um risco muito pequeno que inflando o cólon com o ar possa machucar ou perfurar o mesmo, mas esse risco é considerado muito menor do que com a colonoscopia. Similar a outros exames realizados em tomógrafos computadorizados a pessoa será exposta a uma pequena dose de radiação.

  • Sigmoidoscopia flexível

A sigmoidoscopia flexível é similar a colonoscopia, exceto que não examina todo o cólon. Nesse exame é utilizado o sigmoidoscópio, tubo flexível, de 60 cm, com uma pequena câmera de vídeo na extremidade, que é introduzido pelo ânus e reto até a parte inferior do cólon. O sigmoidoscópio permite a visualização do interior do reto e parte do cólon e a detecção (e eventualmente remoção) de qualquer anormalidade.

Antes do exame. Deve ser feito um preparo para esvaziar o cólon e o reto, de modo a permitir uma melhor visualização do revestimento da região. Você será orientado a seguir uma dieta especial um dia antes do exame, além de fazer uso de laxantes para total esvaziamento do cólon. Alguns medicamentos de uso rotineiro talvez precisem ser suspensos no dia da realização do exame, mas isso deve ser determinado somente pelo seu médico.

Durante o exame. A sigmoidoscopia dura de 10 a 20 minutos. A maioria das pessoas não precisa ser sedada para esse exame. No entanto, a sedação, apesar de requerer um tempo para recuperação, bem como de um acompanhante, torna o exame menos desconfortável.

Para a realização do exame você deitará de lado sobre uma mesa com os joelhos flexionados próximos ao peito. Antes da inserção do sigmoidoscópio é feito o toque retal. O sigmoidoscópio é lubrificado para facilitar a passagem pelo ânus e reto. O sigmoidoscópio pode encostar na parede do cólon, provocando espasmos intestinais ou leves dores no baixo ventre. Para uma melhor visualização das paredes do cólon é injetado ar. Durante o procedimento, você pode sentir pressão e leve cólica na parte inferior do abdome. Para aliviar o desconforto e a vontade de evacuar, mantenha a respiração profunda e lenta pela boca. Após o exame, o ar é eliminado e você se sentirá melhor.

Se um pólipo for encontrado durante o exame, o mesmo será retirado e, em seguida, enviado ao laboratório de patologia. Se um pólipo pré-canceroso (adenoma) ou câncer colorretal for diagnosticado durante o exame, uma nova colonoscopia será realizada em data posterior, para diagnosticar outros pólipos ou câncer no resto do cólon.

Possíveis complicações e efeitos colaterais. Este exame pode ser desconfortável, em função do ar injetado no cólon, mas não é doloroso. Entretanto, informe ao médico caso sinta dor durante o procedimento. Pode ser observada uma pequena quantidade de sangue na primeira evacuação após o exame. Sangramento significativo e perfuração do cólon são possíveis complicações sérias, mas é muito raro de acontecer.

Prós e contras dos exames de rastreamento

Exames

Prós

Contras

Imunoquímico fecal

Nenhum risco

Sem preparo intestinal

Nenhuma dieta antes do exame

Amostragem feita em casa

Baixo custo

Pode perder pólipos e alguns cânceres

Pode produzir resultados falso-positivos

Precisa ser feito anualmente

Se o resultado for anormal, será necessária colonoscopia

Exame de sangue oculto nas fezes

Nenhum risco

Sem preparo intestinal

Amostragem feita em casa

Baixo custo

Pode perder pólipos e alguns cânceres

Pode produzir resultados falso-positivos

São necessárias alterações na dieta antes do exame

Precisa ser feito anualmente

Se o resultado for anormal, será necessária colonoscopia

DNA das fezes

Nenhum risco

Sem preparo intestinal

Nenhuma dieta antes do exame

Amostragem feita em casa

Pode perder pólipos e alguns cânceres

Pode produzir resultados falso-positivos

Feito a cada 3 anos

Se o resultado for anormal, será necessária colonoscopia

Colonoscopia

Normalmente visualiza todo o cólon

Pode biopsiar e retirar pólipos

Feito a cada 10 anos

Usado também para o diagnóstico de outras doenças

Pode perder pólipos pequenos

Necessita preparo intestinal

Necessita sedação

Paciente precisa de acompanhante

Paciente perde um dia de trabalho

Risco de sangramento ou infecção

Colonoscopia virtual

Rápido e seguro

Visualiza todo o cólon

Feito a cada 5 anos

Não é necessária sedação

Pode perder pólipos pequenos

Necessita preparação intestinal

Alguns resultados falso positivos

Exposição à radiação

Não é possível remover pólipos

Se o resultado for anormal, será necessária colonoscopia

Sigmoidoscopia flexível

 

Bastante rápido e seguro

Geralmente não requer preparo intestinal

Não necessita sedação

Feito a cada 5 anos

Visualiza apenas 1/3 do cólon

Pode perder pólipos pequenos

Não remove todos os pólipos

Pode causar desconforto

Risco de sangramento ou infecção

Se o resultado for anormal, será necessária colonoscopia

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/06/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho