Exames para Diagnóstico da Doença Trofoblástica Gestacional

Alguns exames podem auxiliar no diagnóstico da doença trofoblástica gestacional:

  • Exames de Sangue e de Urina

Análises de sangue e de urina podem ser realizadas para ajudar a diagnosticar a doença.

  • Gonadotrofina Coriônica Humana

As células trofoblásticas da placenta normal e a da doença trofoblástica gestacional produzem o hormônio gonadotrofina coriônica humana (GCH), que é vital na gravidez. A GCH é liberada no sangue, e parte dela é excretada na urina. Este hormônio tem dois componentes químicos, e os exames de sangue e urina comumente são realizados para medir beta-GCH (βGCH).

A GCH é normalmente encontrada apenas no sangue ou urina de mulheres grávidas. De fato, encontrar GCH na urina é a base da maioria dos exames de gravidez .

A mola completa geralmente libera mais GCH que uma placenta normal, de modo que encontrar níveis de HCH mais elevados do que o esperado no sangue pode ser um sinal de uma gravidez molar completa.

No entanto, nem todas as mulheres com doença trofoblástica gestacional têm níveis de GCH mais altos do que os observados em uma gravidez normal. Por exemplo, a maioria das mulheres com molas parciais, tumores trofoblásticos placentários e tumores trofoblásticos epitelioides tem níveis normais ou apenas um ligeiro aumento de GCH.

Os exames de GCH também podem ajudar a dizer se a doença trofoblástica gestacional pode estar presente após uma gravidez ou aborto, quando o nível de GCH deve normalmente cair para um nível indetectável.

Além de diagnosticar a doença trofoblástica gestacional, os níveis de GCH no sangue também são úteis para as mulheres que já tiveram a doença trofoblástica gestacional. Eles podem ser usados para :
  1. Estimar a quantidade de doença trofoblástica gestacional presente no corpo de uma paciente. Níveis mais elevados de GCH podem significar que existem mais células tumorais no organismo.
  2. Determinar se a paciente está respondendo ao tratamento. Os níveis de GCH devem retornar ao normal após o tratamento.
  3. Detectar uma recidiva da doença trofoblástica gestacional.

É especialmente importante monitorar os níveis de GCH durante o tratamento e acompanhamento para garantir que a doença está regredindo ou recidivou. O exame para determinar GCH é geralmente muito preciso. Em casos raros, os pacientes podem ter anticorpos no sangue que interferem com o exame.

Outros Exames de Sangue


Outros exames podem fornecer evidências indiretas da doença trofoblástica gestacional. Por exemplo, a contagem dos glóbulos vermelhos pode mostrar anemia, que pode ser causada por hemorragia uterina. O lactogênio da placenta humana é um marcador que pode ser utilizado para acompanhamento de pacientes com tumor trofoblástico de localização placentária.

Para as mulheres diagnosticadas com a doença trofoblástica gestacional, os exames de sangue são utilizados para observar os efeitos colaterais da quimioterapia. A contagem das células sanguíneas são feitas para verificar a saúde da medula óssea, onde são produzidas as novas células do sangue, e os exames de bioquímica sanguínea podem ser utilizados para verificar a condição do fígado e dos rins.

Outros Exames de Laboratório

  • Exames da Placenta

Após a mulher dar a luz, a placenta é levada ao laboratório para ser examinada. Às vezes, um coriocarcinoma é diagnosticado.

  • Exames do Liquido cefalorraquidiano

Se os sintomas sugerem que a doença trofoblástica gestacional possa ter se disseminado para o cérebro ou medula espinhal ou se existe um alto nível de GCH, mas sem tumores visíveis nos exames de imagem, o líquido cefalorraquidiano pode ser coletado para procurar sinais de disseminação da doença através de uma punção lombar.

Fonte: American Cancer Society (09/02/2016)
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho