Tipos de Câncer

Câncer de Pâncreas

Categorias


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Exames de sangue para diagnóstico do câncer de pâncreas

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/09/2015 - Data de atualização: 08/06/2022


Vários tipos de exames de sangue podem ser solicitados para o diagnóstico do câncer de pâncreas ou para determinar as opções de tratamento.
 
Exames de função hepática. A icterícia é um dos primeiros sinais do câncer de pâncreas. Muitas vezes, os médicos solicitam exames de sangue para avaliar a função hepática em pacientes com icterícia para determinar a causa. Os exames de sangue que medem os níveis de bilirrubina são úteis para determinar se a icterícia de um paciente é causada por doença do fígado ou por uma obstrução do fluxo de bile.
 
Marcadores tumorais. São substâncias que podem ser encontradas no sangue quando o câncer está presente. Dois marcadores tumorais são úteis no câncer de pâncreas:

  • CA 19-9.
  • Antígeno carcinoembrionário (CEA), que não é utilizado com tanta frequência quanto o CA 19-9. 

Mas, o resultado desses marcadores nem sempre são precisos para afirmar-se com certeza se uma pessoa tem (ou não) câncer no pâncreas. Os níveis desses marcadores nem sempre estão elevados em pacientes com a doença e algumas pessoas sem câncer de pâncreas podem apresentar níveis altos por outras razões. Ainda assim, esses exames podem ser úteis, quando realizados em combinação com outros, para verificar se uma pessoa tem (ou não) câncer de pâncreas. Em pacientes com câncer de pâncreas, níveis elevados de CEA ou CA19-9 podem significar que a doença não está respondendo ao tratamento ou, ainda, se trata de uma recidiva.
 
Outros exames de sangue. Outros exames ajudam na avaliação do estado de saúde geral de uma pessoa, como a função renal e da medula óssea. Esses exames podem determinar se esses  pacientes serão capazes de suportar o estresse de uma cirurgia extensa.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 02/01/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive