Os exames de sangue não são usados para diagnosticar o câncer de pulmão, mas podem dar uma noção do estado geral de saúde do paciente. Por exemplo, para saber se ele tem condições físicas de ser submetido a uma cirurgia.
Hemograma completo. Determina se as taxas sanguíneas estão normais. Por exemplo, pode diagnosticar uma anemia, alterações na coagulação ou um risco aumentado para infecções. Esse exame pode ser repetido regularmente durante o tratamento, pois muitos medicamentos podem afetar as células formadoras do sangue na medula óssea.
Exames bioquímicos de sangue. Podem diagnosticar anormalidades pontuais em alguns órgãos, como fígado ou rins. Por exemplo, se a doença se disseminou para os ossos, pode provocar níveis elevados de cálcio e fosfatase alcalina.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 15/08/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.