Tipos de Câncer

Tumor Carcinoide Gastrointestinal

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Exames de Laboratório para Tumor Carcinoide Gastrointestinal

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 04/10/2012 - Data de atualização: 18/04/2017


Os exames de sangue e de urina podem ser muito úteis no diagnóstico da síndrome carcinoide.

A serotonina é uma substância produzida por muitos tumores carcinoides, especialmente os do intestino delgado. É provavelmente a causa de, pelo menos, alguns dos sintomas da síndrome carcinoide. O corpo quebra a serotonina em ácido 5-hidroxi-indolacético, que é liberado na urina. Um exame comumente utilizado para diagnosticar a síndrome carcinoide mede os níveis de 5-HIAA em uma amostra de urina recolhida durante 24 horas. A determinação dos níveis de serotonina no sangue pode fornecer informações úteis. Estes exames podem ajudar a diagnosticar muitos tipos de tumores carcinoides. Em alguns casos, os tumores são pequenos e não liberam serotonina suficiente para um resultado positivo.

Em outros casos, os tumores não produzem muita serotonina, mas produzem seu precursor (5-HTP), que pode ser convertido em serotonina na urina. Em pacientes com estes tumores, o nível de serotonina no sangue pode ser normal, mas os níveis de serotonina e 5-HTP na urina são elevados.

Comer alimentos que contenham uma grande quantidade de serotonina pode elevar os níveis de 5-HIAA na urina. Esses alimentos incluem banana, kiwi, castanha, tomate, berinjela e abacate. Medicamentos, incluindo xarope para a tosse e paracetamol, também podem afetar os resultados. Essas substâncias devem ser evitadas antes da realização de exames de urina e exame para detecção de carcinoides.

Outros exames comumente utilizados para diagnosticar carcinoides podem incluir cromogranina (CGA), enolase neurônio específica (NSE), substância P e gastrina. Os medicamentos que reduzem o ácido do estômago denominados inibidores da bomba de prótons, como omeprazol, lansoprazol, esomeprazol e muitos outros podem aumentar os níveis de CgA e gastrina mesmo quando não existem tumores carcinoides. Se você toma qualquer um destes medicamentos, converse com seu médico antes de fazer esses exames de sangue. Dependendo dos sintomas e da localização do tumor, o médico pode solicitar outros exames de laboratório complementares.

Fonte: American Cancer Society (08/02/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive