Tipos de Câncer

Câncer de Colo do Útero

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Exames de Imagem para Câncer do Colo do Útero

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 31/10/2014 - Data de atualização: 11/02/2020


Os principais exames utilizados para o diagnóstico e estadiamento do câncer de colo do útero são:

  • Radiografia de tórax

O exame de raios X é um procedimento de imagem para avaliar o corpo humano, que cria uma imagem das estruturas internas do corpo, utilizando uma pequena quantidade de radiação.
A radiografia de tórax é utilizada para determinar se o câncer do colo de útero se disseminou para os pulmões.

  • Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Essa mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia.

As tomografias são geralmente realizadas se o tumor for maior ou se houver preocupação com a disseminação da doença.

  • Ressonância magnética

A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. As imagens de ressonância magnética são particularmente úteis na análise das partes moles do corpo algumas vezes melhor do que outros exames de imagem, como a tomografia computadorizada. O seu médico decidirá qual exame de imagem é melhor para o seu caso em particular.

  • Tomografia por emissão de pósitrons (PET)

Na tomografia por emissão de pósitrons (PET scan), uma forma levemente radioativa de açúcar (FDG) é injetada no sangue e se acumula principalmente nas células cancerígenas.

PET CT. Geralmente, o PET é combinado com uma tomografia computadorizada para realizar os dois exames simultaneamente, o que permite que o médico compare uma área radioativa com uma imagem mais detalhada na tomografia computadorizada. Esse é o tipo de PET scan mais frequentemente usado em pacientes com câncer de colo de útero.

O PET scan pode ser utilizado para detectar possíveis áreas de disseminação da doença para os linfonodos ou outros órgãos.

  • Urografia intravenosa

A urografia intravenosa, também conhecida por urografia excretora, é um exame de raios X do sistema urinário realizado após a injeção intravenosa de um corante especial. Esse corante é removido da corrente sanguínea pelos rins, passando pelos ureteres e bexiga. Esse procedimento detecta anormalidades no trato urinário, como mudanças causadas pela propagação do câncer do colo de útero para os linfonodos pélvicos, que podem comprimir ou bloquear um ureter.

Fonte: American Cancer Society (03/01/2020)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive