Exames de Imagem para tumor carcinoide gastrointestinal

Os principais exames utilizados para o diagnóstico ou estadiamento do tumor carcinoide gastrointestinal são:

  • Raios X com contraste de bário

Nesse exame, uma solução de bário é utilizada para preencher o trato gastrointestinal, permitindo que quaisquer alterações se tornem mais visíveis.
 
Deglutição de Bário. Esse exame é usado para examinar o revestimento interno do esôfago.. Nesse procedimento, o paciente ingere uma solução de bário que reveste o revestimento do esôfago e, em seguida são realizadas as imagens de raios X.
 
Série gastrointestinal superior com acompanhamento do intestino delgado. Esse teste é usado para examinar o revestimento do estômago e a primeira parte do intestino delgado.
 
Enteróclise. Esse exame é realizado para examinar o intestino delgado. O bário é administrado junto com uma substância que dilata o intestino através de uma sonda que é inserida pela boca, passando pelo estômago até chegar à parte inicial do intestino delgado. Isso permite a obtenção de imagens mais nítidas do seu interior, o procedimento pode ser um pouco desconfortável.
 
Enema de bário. Esse teste é usado para examinar a superfície interna do intestino grosso. Atualmente essa técnica é pouco utilizada, sendo substituída pela endoscopia, na qual o médico avalia o trato gastrointestinal por visão direta.

  • Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de Raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Esta mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia.
 
A tomografia computadorizada é mais frequentemente usada para examinar o tórax e o abdômen,   bem como verificar a disseminação da doença para os linfonodos próximos ou outros órgãos, como o fígado.
 
Muitas vezes a tomografia computadorizada é utilizada para guiar precisamente o posicionamento de uma agulha de biópsia em uma área suspeita de câncer.

  • Ressonância magnética

A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização de um tumor bem como a presença de metástases para outros órgãos, como o fígado.
 
Às vezes, a ressonância magnética é usada para examinar os vasos sanguíneos do fígado. Isso requer a injeção de contraste intravenoso (angiografia por ressonância magnética).

  • Cintilografia com radionuclídeos

Varreduras utilizando pequenas quantidades de material radioativo e gama câmeras podem ser úteis na detecção dos tumores carcinoides gastrointestinais. Elas podem ajudar a determinar a extensão do tumor e sua localização.
 
Tomografia por emissão de pósitrons (PET scan). Para a maioria dos tipos de câncer, o PET scan usa uma forma de glicose radioativa para o diagnóstico de tumores. Esse tipo de PET scan é útil no diagnóstico de tumores carcinoides de alto grau (grau 3), mas um tipo mais novo de PET scan, denominado PET/CT scan com Gálio-68 Dotatate está sendo usado para tumores carcinoides gastrointestinais de baixo grau (grau 1) ou grau intermediário (grau 2). O elemento radioativo gálio-68 dotatate se liga à proteína somatostatina nas células carcinoides. O PET/CT com gálio-68 está se tornando amplamente disponível desde que foi aprovado pelo FDA em 2016. O cobre -64 dotatate, também se liga à proteína somatostatina, foi aprovado em 2020, para uso em PET scan em pacientes com tumor carcinoide gastrointestinal.
 
Cintilografia de receptores de somatostatina (Octreoscan). Esse exame é realizado com a substância octreotide radioativa. O octreotide é uma substância semelhante a um hormônio que atrai as células carcinoides gastrointestinais. Algumas horas após a injeção, uma câmera especial detecta o octreotide, criando imagens que mostram a localização das células cancerígenas no corpo. Esse exame é útil para tumores carcinoides gastrointestinais grau 1 e 2.
 
Cintilografia com I-131-MIBG. É um exame usado com menos frequência para o diagnóstico dos tumores carcinoides gastrointestinais. Esse exame utiliza a substância MIBG (ligada ao I-131), que é injetada na veia. Cerca de algumas horas ou dias após a injeção, uma gama câmara detecta as áreas que captaram a radioatividade, que provavelmente são os tumores carcinoides gastrointestinais, mas outros tipos de tumores neuroendócrinos também podem ser diagnosticados com esse mesmo elemento químico.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/09/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho