Tipos de Câncer

Câncer de Tireoide

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Exames de Imagem para Diagnóstico do Câncer de Tireoide

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 07/04/2015 - Data de atualização: 26/11/2019


Os exames de imagem ajudam a localizar a lesão e são extremamente úteis para determinar a extensão da doença o que se denomina estadiamento do câncer de tireoide:

  • Ultrassom

O ultrassom usa ondas sonoras de frequência acima do limite audível para o ser humano, que produzem imagens em tempo real de órgãos, tecidos e fluxo sanguíneo do corpo.

O exame de ultrassom é importante para determinar se um nódulo é sólido, a quantidade e o tamanho dos nódulos, e se os linfonodos próximos estão aumentados de tamanho.

Muitas vezes o ultrassom é utilizado para guiar precisamente o posicionamento de uma agulha de biópsia em um nódulo suspeito.

  • Cintilografia da tireoide

A cintilografia da tireoide consiste na obtenção de imagens da glândula tireoide após a administração de uma pequena quantidade de iodo radioativo (131I). O iodo é absorvido pela glândula tireoide ou células da tireoide presentes em qualquer parte do corpo. Algumas horas após a administração do radiofármaco são obtidas imagens em um equipamento denominado gama câmara.

As áreas anormais da tireoide, que captam menos radioatividade do que o tecido normal, são denominadas nódulos frios, e as áreas que captam mais radiação são chamadas nódulos quentes. Os nódulos quentes geralmente não são cancerosos, mas os nódulos frios geralmente são malignos, no entanto, um nódulo frio pode também ser benigno.

Quando uma biópsia confirma o diagnóstico do câncer de tireoide, é realizada a cintilografia de corpo inteiro para determinar se existe disseminação da doença. A cintilografia de corpo inteiro também pode ser feita após a cirurgia para detectar se existe alguma célula tiroidiana remanescente.

  • Radiografia de tórax

A radiografia de tórax é utilizada para diagnosticar se a doença se disseminou para os pulmões.

  • Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de raios X ao redor do paciente. Este exame permite determinar o tamanho e a localização do tumor de tireoide, assim como a presença ou ausência de metástases em outros órgãos que podem ser afetados pela disseminação da doença, como, por exemplo, os pulmões.

Um problema ao usar a tomografia computadorizada é que o corante de contraste da tomografia contém iodo, o que interfere na imagem. Por essa razão, muitos médicos preferem exames de imagem com ressonância magnética para o diagnóstico.

  • Ressonância magnética

A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização de um tumor bem como a presença de metástases. A ressonância magnética pode fornecer imagens detalhadas de tecidos moles, como a glândula tireoide. As ressonâncias magnéticas também são úteis para examinar o cérebro e a medula espinhal.

  • Tomografia por emissão de pósitrons

O PET scan pode ser útil se o câncer de tireoide não consumir iodo radioativo. Nessa condição o PET scan permite diagnosticar se o câncer se disseminou para os linfonodos ou outras estruturas e órgãos do corpo.

Fonte: American Cancer Society (14/03/2019)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive