Tipos de Câncer

Câncer de Olho

Categorias


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Exames de Imagem para Diagnóstico do Câncer de Olho

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/01/2014 - Data de atualização: 10/07/2019


Os exames de imagem ajudam a localizar a lesão e são extremamente úteis para determinar a extensão da doença o que se denomina estadiamento do câncer. Os principais exames utilizados para o diagnóstico e estadiamento do câncer de olho são:

  • Ultrassom

Ao contrário da maioria dos exames de diagnóstico por imagem, a ultrassonografia é uma técnica que não emprega radiação ionizante para a formação da imagem. Ela utiliza ondas sonoras de frequência acima do limite audível para o ser humano, que produzem imagens em tempo real de órgãos, tecidos e fluxo sanguíneo do corpo.

Em caso de pacientes já diagnosticados com melanoma intraocular, o ultrassom também pode ser realizado para procurar localizar tumores no fígado, que é um local comum de disseminação deste tipo de tumor.

Biomicroscopia ultrassônica. É um tipo especial de ultrassom que utiliza ondas sonoras de alta frequência, para criar imagens detalhadas da parte frontal do olho.

  • Tomografia de coerência óptica

Esse exame é similar ao ultrassom, mas com o uso de ondas de luz para criar imagens detalhadas da parte posterior do olho.

  • Angiografia Fluorescente

Nesse procedimento é injetado um corante fluorescente na corrente sanguínea por via intravenosa, para delinear os vasos sanguíneos, e em seguida são realizadas imagens da parte posterior do olho. Isso permite que o médico visualize dentro olho. Embora os melanomas não tenham uma aparência especial com esse exame, alguns outros problemas oculares podem ser mostrados. Esse exame é útil para diagnosticar tumores que possam ter se desenvolvido nas paredes dos vasos sanguíneos.

  • Radiografia de tórax

O exame de raios X é um procedimento de imagem para avaliar o corpo humano, que cria uma imagem das estruturas internas do corpo, utilizando uma pequena quantidade de radiação. A radiografia de tórax é utilizada para diagnosticar se a doença se disseminou para os pulmões.

  • Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de raios X ao redor do paciente. Esta varredura é usada para verificar se o melanoma se disseminou além das estruturas próximas. Também pode ser usado para diagnosticar a disseminação da doença para outros órgãos, como o fígado.

  • Ressonância magnética

Os exames de ressonância magnética são úteis para diagnosticar tumores oculares e a disseminação da doença para outros órgãos, como o fígado. A ressonância magnética fornece imagem detalhada dos tecidos moles no corpo usando ondas de rádio e ímãs em vez de radiação ionizante.

Fonte: American Cancer Society (30/11/2018)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive