Exames de imagem para diagnóstico do Câncer Colorretal

Os exames de imagem que ajudam a localizar a lesão são extremamente úteis para determinar a extensão da doença, o que se denomina estadiamento do câncer colorretal, são:

  • Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Esta mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia.

Se uma biópsia de fígado ou pulmão for necessária para verificar a disseminação da doença este exame também pode ser usado para guiar o posicionamento da agulha de biópsia na amostra de tecido.

A tomografia é realizada para saber se o câncer colorretal se disseminou para os linfonodos, fígado, pulmões ou outros órgãos.

  • Ultrassom

Ao contrário da maioria dos exames de diagnóstico por imagem, a ultrassonografia é uma técnica que não emprega radiação ionizante para a formação da imagem. Ela utiliza ondas sonoras de frequência acima do limite audível para o ser humano, que produzem imagens em tempo real de órgãos, tecidos e fluxo sanguíneo do corpo.

Existem diversos tipos de exames de ultrassom:

  1. Ultrassom abdominal. Pode ser usado para diagnosticar tumores no fígado, vesícula biliar, pâncreas ou em outros locais do abdome.
  2. Ultrassom endorretal. Permite avaliar se a doença se disseminou para órgãos ou tecidos adjacentes, como os gânglios linfáticos.
  3. Ultrassom intraoperatório. É realizado durante a cirurgia, para detectar disseminação da doença para o fígado.
  • Ressonância magnética

A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização de um tumor de cólon, bem como a presença de metástases.

A ressonância magnética pode ser usada para examinar áreas anormais disseminadas pela doença no fígado, cérebro e medula espinhal.

Ressonância endorretal. Os exames de ressonância magnética podem ser usados em pacientes com câncer de reto para verificar se o tumor se espalhou para estruturas próximas. Isso permite planejar cirurgias e outros tratamentos. Para melhorar a precisão do teste, alguns médicos usam ressonância magnética endorretal. Durante a realização desse exame é utilizada uma sonda (bobina endorretal) no reto, o que pode ser desconfortável.

  • Radiografia de tórax

O exame de raios X é um procedimento de imagem para avaliar o corpo humano, que cria uma imagem das estruturas internas do corpo, utilizando uma pequena quantidade de radiação.

A radiografia de tórax é utilizada para detectar a presença de alguma imagem suspeita de tumor em algum dos pulmões, por exemplo, metástases.

  • Tomografia por emissão de pósitrons

A tomografia por emissão de pósitrons mede variações nos processos bioquímicos, quando alterados por uma doença, e que ocorrem antes que os sinais visíveis da mesma estejam presentes em imagens de tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O PET scan é uma combinação de medicina nuclear e análise bioquímica, que permite uma visualização da fisiologia humana por detecção eletrônica de radiofármacos emissores de pósitrons de meia-vida curta.

Os radiofármacos, ou moléculas marcadas por um isótopo radioativo, são administrados ao paciente, por via venosa, antes da realização do exame. Como as células cancerígenas se reproduzem muito rapidamente, e consomem muita energia para se reproduzirem e se manterem em atividade, o exame aproveita essa propriedade. Moléculas de glicose, que são energia pura, são marcadas por um radioisótopo e injetadas nos pacientes. Como as células de tumores são ávidas da energia proveniente da glicose, esta vai concentrar-se nas células cancerígenas, onde o metabolismo celular é mais intenso. Alguns minutos depois da ingestão da glicose é possível fazer um mapeamento do organismo, produzindo imagens do interior do corpo.

O PET scan permite diagnosticar se o câncer se disseminou para os linfonodos ou outras estruturas e órgãos do corpo, mas não são feitos rotineiramente em pacientes com diagnóstico de câncer colorretal.

  • Angiografia

Este é um procedimento que utiliza raios X para visualizar os vasos sanguíneos. Para a realização deste exame é injetado um contraste para delinear os mesmos, em seguida, são realizadas as radiografias.

Se a doença se disseminou para o fígado, a angiografia mostra as artérias que fornecem sangue para os tumores. Isso pode ajudar o cirurgião a decidir se os tumores do fígado podem ser retirados e, em caso afirmativo, ajudam no planejamento da cirurgia. A angiografia também ajuda no planejamento de outros tratamentos para a disseminação da doença no fígado, como a embolização.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/06/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho