Espaço do

Paciente

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Estou com câncer. Por que comigo?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 31/01/2017 - Data de atualização: 31/01/2017


Quando recebemos o diagnóstico de uma doença como o câncer, nossa primeira reação, inevitavelmente, é perguntar: POR QUE COMIGO?

Lembro-me exatamente do dia que recebi a notícia. Estava na sala de espera da minha dermatologista, com a minha filha de 3 anos, quando meu médico me ligou. Mil coisas passaram pela minha cabeça naquele momento, mas a primeira delas foi: "Por que justo comigo? O que eu fiz para merecer isso? Tenho uma filha pequena, quero vê-la crescer!”

Quando me perguntam qual foi a pior fase do meu tratamento, sempre digo que foi do dia da biópsia até o da notícia. A partir do momento que você começa a digerir e tomar as providências, parece que o fardo fica menos pesado.

Mas, vocês já pararam para pensar que o "POR QUE COMIGO?
pode não ser a melhor pergunta? Quando você se faz essa pergunta ( em qualquer situação da vida), a tendência, na resposta, é partir para a auto vitimização.

A mentalidade de vítima é um modelo auto-destrutivo que contribui para um estilo de pensamento negativo e que faz com que você pense que não pode e/ou não consegue fazer as mudanças na sua vida que deseja fazer por causa dos outros, por razões que não se podem definir convenientemente, e misteriosamente "colocam-no fora das coisas”.

Obviamente esse não é um modelo de comportamento adotado conscientemente, mas se conseguirmos identificá-lo, podemos partir para a ação e fazer tentativas diárias de mudar o padrão de pensamento.

Se partirmos do pressuposto que devemos aprender e tirar lições de todas as situações da vida, que tal mudar a pergunta para: PARA QUE ISSO ESTÁ ACONTECENDO COMIGO? QUE LIÇÕES PRECISO APRENDER? QUE COMPORTAMENTOS PRECISO MUDAR?

Vamos tentar?

Déborah Aquino
Positive Coach e Escritora do livro Num Piscar de Olhos



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive