Espaço do

Paciente

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Estou com câncer. Por que comigo?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 31/01/2017 - Data de atualização: 31/01/2017


Quando recebemos o diagnóstico de uma doença como o câncer, nossa primeira reação, inevitavelmente, é perguntar: POR QUE COMIGO?

Lembro-me exatamente do dia que recebi a notícia. Estava na sala de espera da minha dermatologista, com a minha filha de 3 anos, quando meu médico me ligou. Mil coisas passaram pela minha cabeça naquele momento, mas a primeira delas foi: "Por que justo comigo? O que eu fiz para merecer isso? Tenho uma filha pequena, quero vê-la crescer!”

Quando me perguntam qual foi a pior fase do meu tratamento, sempre digo que foi do dia da biópsia até o da notícia. A partir do momento que você começa a digerir e tomar as providências, parece que o fardo fica menos pesado.

Mas, vocês já pararam para pensar que o "POR QUE COMIGO?
pode não ser a melhor pergunta? Quando você se faz essa pergunta ( em qualquer situação da vida), a tendência, na resposta, é partir para a auto vitimização.

A mentalidade de vítima é um modelo auto-destrutivo que contribui para um estilo de pensamento negativo e que faz com que você pense que não pode e/ou não consegue fazer as mudanças na sua vida que deseja fazer por causa dos outros, por razões que não se podem definir convenientemente, e misteriosamente "colocam-no fora das coisas”.

Obviamente esse não é um modelo de comportamento adotado conscientemente, mas se conseguirmos identificá-lo, podemos partir para a ação e fazer tentativas diárias de mudar o padrão de pensamento.

Se partirmos do pressuposto que devemos aprender e tirar lições de todas as situações da vida, que tal mudar a pergunta para: PARA QUE ISSO ESTÁ ACONTECENDO COMIGO? QUE LIÇÕES PRECISO APRENDER? QUE COMPORTAMENTOS PRECISO MUDAR?

Vamos tentar?

Déborah Aquino
Positive Coach e Escritora do livro Num Piscar de Olhos

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive