O ano começa com a esperada publicação das estimativas de câncer norte-americanas para 2021. A tradicional publicação do CA: A Cancer Journal for Clinicians mostrou que são esperados este ano nos EUA cerca de 1,9 milhão de novos casos e infelizmente mais de 600 mil óbitos. No entanto, temos boas notícias, houve redução na mortalidade global por câncer, caindo 2,4% entre 2017 e 2018, sendo esta a maior queda já documentada pela American Cancer Society (ACS).
No período entre 1991 e 2018 a mortalidade global por câncer caiu 31% e 3,2 milhões de mortes foram evitadas neste período. Importante destacar que estes dados de incidência e mortalidade não refletem a atual pandemia de Covid-19.
Diagnóstico precoce é um dos responsáveis pela redução de mortalidade por câncer
Os pesquisadores atribuem a redução na mortalidade à diminuição do tabagismo, ao diagnóstico precoce e a melhoria nos tratamentos, levando a melhora nos números nos 4 principais cânceres nos EUA: pulmão, mama, colorretal e próstata, com destaque para o primeiro com significativa tendência de queda na mortalidade. Esta redução nas mortes pelo segundo ano consecutivo é de -2,4% em relação ao ano anterior, resultado que tem sido ano a ano mais baixo. O câncer de pulmão hoje representa cerca de 46% das mortes evitadas nos últimos tempos.
Outro destaque da publicação se refere à vacinação pelo HPV nos EUA. Mesmo lá o câncer de colo uterino segue causando centenas de óbitos anualmente. São 11 mortes diárias, metade em mulheres com menos de 50 anos. Ainda é a segunda causa de morte entre mulheres de 20-30 anos. Apesar de disponíveis e recomendadas pela American Cancer Society para crianças entre 9-12 anos, a cobertura vacinal anti-HPV lá é inferior a de outros países desenvolvidos (57% ante 80% na Austrália e 90% no Reino Unido).
Os pesquisadores destacaram ainda:
É uma publicação muito importante, visto que o câncer é um problema de saúde pública mundial, atualiza a magnitude do problema nos EUA e os desafios gigantescos que a sociedade, médicos, cientistas, pacientes e seus familiares têm de enfrentar, e também a preocupação com a incorporação de novos (e caros) tratamentos, mas a queda de 31% na mortalidade em geral, as 3,2 milhões de mortes evitadas têm de ser comemorados.
Fonte: PebMed
As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.