O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 13.780 novos casos de câncer de tireoide (1.830 em homens e 11.950 em mulheres). Esses valores correspondem a um risco estimado de 1,72 casos a cada 100 mil homens e 11,15 casos a cada 100 mil mulheres.
A taxa de mortalidade por câncer de tireoide aumentou ligeiramente de 2008 a 2017 (0,6% ao ano), mas aparentemente após esse período.
O câncer de tireoide é frequentemente diagnosticado a uma idade mais precoce do que a maioria dos outros tipos de câncer em adultos. As mulheres têm três vezes mais chances de desenvolver câncer de tireoide do que os homens.
O diagnóstico do câncer de tireoide tem-se elevado nos últimos anos devido ao aumento do uso de exames de imagem, como tomografias ou ressonância magnética, para o diagnóstico e que permitem a detecção de pequenos nódulos, que não podiam ser encontrados no passado.
Fontes:
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.