O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe (11.180 em homens e 4.010 em mulheres). (Instituto Nacional de Câncer, 26/08/2021).
Os cânceres de boca e orofaringe ocorrem com mais frequência na:
Mas, também são diagnosticados, com menos frequência, nos lábios, glândulas salivares menores e outros locais.
A idade média da maioria das pessoas diagnosticadas com câncer de boca e de orofaringe é de 63 anos, mas pode ocorrer em pessoas mais jovens. Aproximadamente ¼ dos casos ocorre em pessoas com menos de 55 anos.
Esses cânceres são duas vezes mais frequentes em homens do em mulheres. E são ligeiramente mais frequentes em pessoas da raça branca do que preta.
Nos últimos anos, a taxa global de novos casos do câncer de boca e de orofaringe aumentou ligeiramente. No entanto, tem ocorrido um aumento específico no número de casos relacionados à infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), tanto em homens como em mulheres.
A taxa de mortalidade geral para esses tipos de câncer vem diminuindo nos últimos 30 anos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/03/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.