Estadiamento do retinoblastoma

O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico do paciente.

O estadiamento do retinoblastoma é baseado nos resultados de exames oftalmológicos, exames de imagem e outros exames realizados.

Um sistema de estadiamento é uma maneira padrão de descrever o grau de acometimento do câncer. Os médicos usam os sistemas de estadiamento para prever o prognóstico, bem como para definir quais opções de tratamento poderão ser mais eficazes.

Vários sistemas podem ser usados para fazer o estadiamento do retinoblastoma. Para fins práticos, os médicos muitas vezes dividem a doença em dois grupos:

  • Retinoblastoma intraocular. Quando ainda está contido no olho.
  • Retinoblastoma extraocular. Quando se disseminou para a cavidade ocular. Os cânceres extraoculares podem ser divididos em retinoblastomas orbitários, que se disseminaram apenas para o receptáculo ocular, e metastáticos, que se disseminaram para outros órgãos, como cérebro ou medula óssea.

A maioria dos retinoblastomas é diagnosticada antes de se disseminar para fora do olho, então os sistemas de estadiamento se aplicam apenas ao retinoblastoma intraocular. Existem dois sistemas de estadiamento para retinoblastoma intraoculares. É importante saber que, independentemente do estadiamento, quase todas as crianças com retinoblastoma intraocular podem ser curadas se forem tratadas adequadamente.

Classificação internacional para retinoblastoma intraocular

A Classificação internacional de retinoblastoma intraocular é o sistema de estadiamento mais usado atualmente. Esse sistema divide o retinoblastoma intraocular em cinco grupos, com base na extensão da doença e nas chances do olho ser salvo com as opções atuais de tratamento.

  • Grupo A. Tumores pequenos (até três milímetros de diâmetro) confinados à retina, que não estão perto de estruturas importantes, como o disco ótico (local onde entra o nervo ótico) ou do fovéola (centro de visão).
  • Grupo B. Todos os outros tumores (maiores que três milímetros, mas próximos do disco óptico ou fóvea) que ainda estão confinados à retina.
  • Grupo C. Tumores bem definidos, com pequena dispersão sob a retina ou no material gelatinoso que preenche o olho.
  • Grupo D. Tumores grandes ou mal definidos com humor vítreo comprometido ou acometimento sub-retiniano. A retina pode ter se descolado da parte posterior do olho.
  • Grupo E. O tumor é muito grande, se estende até perto da parte frontal do olho, é hemorrágico ou causa glaucoma, ou tem outras características que significam que não há praticamente nenhuma possibilidade do olho poder ser salvo.

Sistema de estadiamento Reese-Ellsworth

Esse sistema foi desenvolvido na década de 1960, quando a maioria das crianças era tratada com radioterapia externa. Alguns médicos ainda usam o sistema de estadiamento Reese-Ellsworth para classificar os retinoblastomas que não se disseminaram além do olho. Este sistema pode determinar a probabilidade de preservar a visão tratando eficazmente o tumor.

O sistema de estadiamento Reese-Ellsworth divide o retinoblastoma intraocular em cinco grupos:

  • Grupo 1. Muito favorável para preservação do olho.
  • Grupo 2. Favorável para a preservação do olho.
  • Grupo 3. Duvidoso para a preservação do olho.
  • Grupo 4. Desfavorável para a preservação do olho.
  • Grupo 5. Muito desfavorável para a preservação do olho.

Outros sistemas de estadiamento

Outros sistemas de estadiamento que incluem tanto retinoblastomas intraoculares e os que se disseminaram para além do olho podem ser usados por alguns médicos. Por exemplo, a American Joint Commission on Cancer (AJCC) utiliza um sistema que leva em conta quatro critérios para avaliar o estágio do câncer:

  • T. Indica o tamanho do tumor primário e se disseminou para outras áreas.
  • N. Descreve se existe disseminação da doença para os linfonodos próximos.
  • M. Indica se existe presença de metástase em outras partes do corpo, como medula óssea, crânio ou ossos.
  • H. Se a criança tem ou não a forma hereditária do retinoblastoma.

Esse sistema pode ser usado para descrever a extensão do retinoblastoma detalhadamente, em particular para aqueles casos em que a doença se disseminou para fora do olho.

Certifique-se de perguntar ao médico qual sistema de estadiamento ele está usando e o que isso significa para o caso do seu filho.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/12/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho