Estadiamento do rabdomiossarcoma

O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico da paciente.

O estadiamento é bastante complexo. Os médicos primeiramente determinam três informações básicas:

  • Estadiamento TNM.
  • Grupo clínico.
  • Se as células cancerígenas têm o gene PAX/FOX01.

Esses fatores são usados para classificar os pacientes em grupos de risco e determinar as melhores opções terapêuticas.

Estadiamento TNM

O sistema de estadiamento TNM, da American Joint Commission on Cancer (AJCC), é determinado antes do início do tratamento e utiliza três critérios:

  • T. Indica o tamanho do tumor primário e se disseminou para outras áreas.
  • N. Descreve se existe disseminação da doença para os linfonodos.
  • M. Indica se existe presença de metástase em outras partes do corpo.

Esses fatores são combinados para determinar o estadiamento:

  • Estágio 1. O tumor se desenvolveu na órbita (área próxima ao olho), na cabeça e pescoço (próximo das membranas que cobrem o cérebro), na área genital ou urinária ou nos ductos biliares. O tumor pode ser de qualquer tamanho e pode ter crescido em áreas próximas ou se disseminado para os linfonodos próximos, mas não se disseminou para outros órgãos.
  • Estágio 2. O tumor se desenvolveu na bexiga ou próstata; braço ou perna; no parameníngeo (próximo das membranas que cobrem o cérebro) ou qualquer outro local não mencionado no estágio 1. O tumor tem até 5 cm de diâmetro e não há evidências de que se disseminou para os linfonodos ou outros órgãos.
  • Estágio 3. O tumor se desenvolveu na bexiga ou próstata, no braço ou perna, no parameníngeo (próximo das membranas que cobrem o cérebro) ou qualquer outro local não mencionado no estágio 1. E qualquer uma das seguintes situações: tem até 5 cm de diâmetro e se disseminou para os linfonodos próximos ou é maior que 5 cm de diâmetro e pode (ou não) ter se disseminado para os nódulos linfáticos próximos. Em ambos os casos, a doença não se disseminou para outros órgãos.
  • Estágio 4. O tumor se desenvolveu em qualquer local, pode ser de qualquer tamanho e se disseminou para outros órgãos, como pulmões, fígado, ossos ou medula óssea.

Grupo clínico

O grupo clínico se baseia na extensão da doença e se foi completamente removida durante a cirurgia.

  • Grupo I. Este grupo inclui crianças com doença localizada removida cirurgicamente.
  • Grupo II. Este grupo inclui crianças com doença localizada, cujos tumores foram retirados cirurgicamente, mas existia presença de doença nas margens da amostra retirada. Também inclui crianças com rabdomiossarcoma disseminado para os linfonodos próximos.
  • Grupo III. As crianças deste grupo têm tumores que não foram totalmente retirados cirurgicamente e que podem ser vistos a olho nu. O tumor pode ter se disseminado para os linfonodos próximos, mas não há nenhum sinal de que se disseminou para órgãos distantes.
  • Grupo IV. As crianças deste grupo têm evidências de disseminação da doença para outros órgãos, como pulmões, fígado, ossos, medula óssea, músculos ou linfonodos.

Grupos de risco

  • Grupo de baixo risco. Este grupo inclui crianças com rabdomiossarcoma estágio 1 que se enquadram nos grupos clínicos I, II ou III, nas quais as células cancerígenas não têm o gene PAX/FOX01, e crianças com rabdomiossarcoma estágio 2 ou 3 que estão nos grupos clínicos I ou II, nas quais as células cancerígenas não têm o gene PAX/FOX01.
  • Grupo de risco intermediário. Este grupo inclui as crianças com rabdomiossarcoma estágio 2 ou 3 que estão no grupo clínico III nas quais as células cancerígenas não têm o gene PAX/FOX01; crianças com rabdomiossarcoma com doença disseminada nas quais as células cancerígenas têm o gene PAX/FOX01; e crianças com menos de 10 anos com doença disseminada (estágio 4) nas quais as células cancerígenas não têm o gene PAX/FOX01.
  • Grupo de alto risco. Este grupo inclui crianças de 10 anos ou mais com doença disseminada (estágio 4) cujas células cancerígenas não têm o gene PAX/FOX01 e crianças com a doença generalizada (estágio 4) cujas células cancerígenas têm o gene PAX/FOX01.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho