Estadiamento do Osteossarcoma

O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e no prognóstico do paciente.

Existem dois sistemas de estadiamento formais utilizados para descrever a extensão de um osteossarcoma. Mas, na prática, os médicos costumam usar um sistema mais simples que divide o osteossarcoma em dois grupos - localizado e metastático – para decidir sobre o melhor tipo de tratamento.

          Osteossarcoma localizado

O osteossarcoma localizado é observado apenas no osso e possivelmente nos tecidos próximos, como músculo, tecido adiposo ou tendão.

Cerca de 80% dos osteossarcomas são localizados no momento do diagnóstico. Mas, mesmo quando os exames de imagem não mostram que a doença se disseminou para outras áreas, a maioria dos pacientes é susceptível de ter micro metástases, por isso a quimioterapia é uma parte importante do tratamento para a maioria dos osteossarcomas.

Os osteossarcomas localizados podem ser divididos em dois subgrupos: ressecáveis, quando o tumor pode ser removido por cirurgia, e não ressecáveis, quando não podem ser completamente removidos cirurgicamente.

          Osteossarcoma metastático

O osteossarcoma metastático é aquele que se disseminou para outros órgãos, como pulmões, cérebro ou outros órgãos. Cerca de 20% dos pacientes com osteossarcoma tem metástases no momento do diagnóstico.

Sistema de estadiamento dos tumores da Sociedade Americana Muscoesquelética

O sistema de estadiamento da Sociedade Americana Muscoesquelética (MSTS) ou sistema Enneking está baseado em 3 informações:

  • Grau do tumor (G). O grau é dividido em baixo grau (G1) e alto grau (G2). As células tumorais de baixo grau se parecem mais com células normais e têm menos probabilidade de crescer e se disseminar rapidamente, enquanto as células de alto grau parecem mais anormais.
  • Extensão do tumor primário (T). Que é classificada como intracompartimental (T1), o que significa que está basicamente dentro do osso, ou extracompartamental (T2), o que significa que se disseminou para outras estruturas vizinhas.
  • Presença de metástases. Os tumores que não se disseminaram para os linfonodos ou outros órgãos são considerados M0, enquanto que aqueles que se espalharam são M1.

O estadiamento é fornecido pela combinação desses fatores por meio de algarismos romanos. Os estágios I e II são divididos em A, para tumores intracompartimentais ou B para tumores extracompartamental.

Estágio

Grau

Tumor

Metástase

IA

G1

T1

M0

IB

G1

T2

M0

IIA

G2

T1

M0

IIB

G2

T2

M0

III

G1 ou G2

T1 ouT2

M1

Sistema de estadiamento TNM

Outro sistema usado ocasionalmente no estadiamento do tumor ósseo é o sistema TNM da American Joint Commission on Cancer (AJCC), que utiliza quatro critérios para avaliar o estágio do câncer:

  • T. Indica o tamanho do tumor primário e se disseminou para outras áreas.
  • N. Descreve se existe disseminação da doença para os linfonodos regionais. Os tumores ósseos raramente se disseminam para os linfonodos.
  • M. Indica se existe presença de metástase em outras partes do corpo.
  • G. É uma descrição de como as células se mostram sob um microscópio. As células de baixo grau são mais parecidas com as células normais e são menos propensas a crescer e se disseminar, enquanto as células tumorais de alto grau são muito diferentes às células normais.

Pelo sistema TNM, a inserção de números após as categorias T, N, M e G fornecem mais detalhes sobre cada um desses fatores. Uma vez que as categorias T, N e M e a classificação do tumor ósseo foram determinadas, a informação é combinada em um estágio geral. Esses estágios (que são diferentes daqueles do sistema MSTS) são descritos por números romanos de I a IV, e podem ser ainda subdivididos.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 08/10/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho