Tipos de Câncer

Linfoma Não Hodgkin

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Estadiamento do Linfoma Não Hodgkin

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 20/06/2015 - Data de atualização: 11/10/2018


Uma vez diagnosticado o linfoma não Hodgkin, são realizados exames para determinar o estágio da doença. O tratamento e prognóstico para um paciente com linfoma não Hodgkin depende tanto do tipo exato e da fase em que se encontra a doença.

Os exames usados para determinar o estadiamento incluem:

  • Exame físico.
  • Biópsias de gânglios linfáticos ou outras áreas do corpo.
  • Exames de sangue.
  • Exames de imagem.
  • Aspiração da medula óssea e biópsia.
  • Punção lombar.

Em geral, os resultados dos exames de imagem, como tomografia por emissão de pósitrons (PET-scan) ou tomografia computadorizada, são os mais importantes na determinação do estadiamento do linfoma.

Sistema de Estadiamento Lugano

Um sistema de estadiamento é a maneira simplificada para que todos os membros de uma equipe multidisciplinar entendam de imediato a extensão da doença. O sistema de estadiamento utilizado para descrever a extensão do linfoma não Hodgkin em adultos é o sistema de estadiamento Lugano, que é baseado no antigo sistema de Ann Arbor.

Os estágios são descritos por números romanos de I a IV. Os linfomas que afetam um órgão fora do sistema linfático (órgão extranodal) têm a letra E adicionada ao seu estágio, (por exemplo, estágio IIE).

Estágio I

Qualquer um dos seguintes significa que a doença é estágio I:

  • O linfoma está localizado em apenas uma área do linfonodo ou órgão linfoide, como as amígdalas (I).
  • O linfoma é encontrado em apenas uma área de um único órgão fora do sistema linfático (IE).

Estágio II

Qualquer um dos seguintes significa que a doença é estágio II:

  • O linfoma está localizado em 2 ou mais grupos de linfonodos do mesmo lado (acima ou abaixo) do diafragma. Isso pode incluir os linfonodos das áreas das axilas e pescoço (II), mas não a combinação de linfonodos axilares e inguinais (III).
  • O linfoma se estende a partir de um único grupo de linfonodos para um órgão próximo (IIE). Pode também afetar outros grupos de linfonodos do mesmo lado do diafragma.

Estágio III

Qualquer um dos seguintes significa que a doença é estágio III:

  • O linfoma está localizado nas áreas dos nódulos linfáticos acima e abaixo do diafragma.
  • O linfoma está nos linfonodos acima dos diafragma,  assim como no baço.

Estágio IV

O linfoma se espalhou amplamente em pelo menos um órgão fora do sistema linfático, como a medula óssea, fígado ou pulmão.

Doença volumosa

Este termo é usado para descrever tumores localizados no tórax. É especialmente importante para linfomas estágio II, já que a doença volumosa pode precisar de tratamento mais intensivo.

Estadiamento do linfoma linfocítico de pequenas células/Leucemia linfoide crônica (LLC)

O sistema acima é utilizado para o estadiamento desse linfoma, se estiver localizado apenas nos linfonodos. Se a doença estiver afetando o sangue ou a medula óssea, muitas vezes é estadiado usando os sistemas para leucemia linfoide crônica.

Como o estadiamento pode afetar o tratamento

O estágio do linfoma é importante ao determinar as opções de tratamento do paciente, mas é mais importante para alguns tipos de linfoma do que para outros. Para os tipos mais comuns de linfoma não Hodgkin, o tratamento se baseia em parte no fato do linfoma ser “limitado” (estágio I ou estágio II não volumoso) ou “avançado” (estágio III ou IV). Para os linfomas volumosos estágio II, alguns outros fatores (conhecidos como fatores prognósticos) são usados ​​para determinar se o linfoma deve ser tratado como limitado ou avançado.

Para alguns outros tipos de linfoma não Hodgkin, como os linfomas de crescimento rápido, por exemplo, o linfoma de Burkitt, o estágio é menos importante quando se decide o tratamento.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.

Fonte: American Cancer Society (01/08/2018)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive