Estadiamento do linfoma não Hodgkin

Uma vez diagnosticado o linfoma não Hodgkin, são realizados exames para determinar o estágio da doença. O tratamento e prognóstico para um paciente com linfoma não Hodgkin depende tanto do tipo exato e da fase em que se encontra a doença.
 
Os exames usados para determinar o estadiamento incluem:

  • Exame físico.
  • Biópsias dos linfonodos ou outras áreas do corpo.
  • Exames de sangue.
  • Exames de imagem.
  • Aspiração da medula óssea e biópsia.
  • Punção lombar.

Em geral, os resultados dos exames de imagem, como tomografia por emissão de pósitrons (PET scan) ou tomografia computadorizada, são os mais importantes na determinação do estadiamento do linfoma.
 
Sistema de estadiamento Lugano
 
Um sistema de estadiamento é a maneira simplificada para que todos os membros de uma equipe multidisciplinar entendam de imediato a extensão da doença. O sistema de estadiamento utilizado para descrever a extensão do linfoma não Hodgkin em adultos é o sistema de estadiamento Lugano, que é baseado no antigo sistema de Ann Arbor.
 
Os estágios são descritos por números romanos de I a IV. Os linfomas que afetam um órgão fora do sistema linfático (órgão extranodal) têm a letra E adicionada ao seu estágio, (por exemplo, estágio IIE).
 
Estágio I. Qualquer um dos seguintes significa que a doença é estágio I:

  • O linfoma está localizado em apenas uma área do linfonodo ou órgão linfoide, como as amígdalas (I).
  • O linfoma é encontrado em apenas uma área de um único órgão fora do sistema linfático (IE).

Estágio II. Qualquer um dos seguintes significa que a doença é estágio II:

  • O linfoma está localizado em dois ou mais grupos de linfonodos do mesmo lado (acima ou abaixo) do diafragma. Isso pode incluir os linfonodos das áreas das axilas e pescoço (II), mas não a combinação de linfonodos axilares e inguinais (III).
  • O linfoma se estende a partir de um único grupo de linfonodos para um órgão próximo (IIE). Pode também afetar outros grupos de linfonodos do mesmo lado do diafragma.

Estágio III. Qualquer um dos seguintes significa que a doença é estágio III:

  • O linfoma está localizado nas áreas dos nódulos linfáticos acima e abaixo do diafragma.
  • O linfoma está nos linfonodos acima dos diafragma,  assim como no baço.

Estágio IV. O linfoma se espalhou amplamente em pelo menos um órgão fora do sistema linfático, como a medula óssea, fígado ou pulmão.
 
Doença volumosa. Este termo é usado para descrever tumores localizados no tórax. É especialmente importante para linfomas estágio II, já que a doença volumosa pode precisar de tratamento mais intensivo.
 
Estadiamento do linfoma linfocítico de pequenas células/Leucemia linfoide crônica (LLC)
 
O sistema acima é utilizado para o estadiamento desse linfoma, se estiver localizado apenas nos linfonodos. Se a doença estiver afetando o sangue ou a medula óssea, muitas vezes, é estadiado usando os sistemas para leucemia linfoide crônica.
 
Como o estadiamento pode afetar o tratamento
 
O estágio do linfoma é importante ao determinar as opções de tratamento do paciente, mas é mais importante para alguns tipos de linfoma do que para outros. Para os tipos mais frequentes de linfoma não Hodgkin, o tratamento se baseia em parte no fato do linfoma ser limitado (estágio I ou estágio II não volumoso) ou avançado (estágio III ou IV). Para os linfomas volumosos estágio II, alguns outros fatores (conhecidos como fatores prognósticos) são usados para determinar se o linfoma deve ser tratado como limitado ou avançado.
 
Para alguns outros tipos de linfoma não Hodgkin, como os linfomas de crescimento rápido, por exemplo, o linfoma de Burkitt, o estágio é menos importante quando se decide o tratamento.
 
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/08/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho