Estadiamento do Câncer de Pele Melanoma

O estadiamento é uma forma de descrever um câncer, sua localização, se e para onde se disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos no corpo. Ter conhecimento do estágio ajuda o médico a decidir o tipo de tratamento a ser realizado e o prognóstico do paciente.

O câncer de pele melanoma em estágio inicial é denominado estágio 0 (carcinoma in situ) e, em seguida, os estágios variam de 1 a 4, sendo que o estágio 4 é quando a doença está mais avançada. Dentro de um estágio, pode ser incluída uma letra o que significa um estadiamento mais específico.

O sistema de estadiamento utilizado para o câncer de pele melanoma é o sistema TNM da American Joint Committee on Cancer, que utiliza três critérios para avaliar o estágio do câncer:

  • T. Indica o tamanho do tumor primário e até onde se disseminou.
  • Espessura do tumor. A espessura do melanoma é a chamada medida de Breslow. Em geral, os melanomas com menos de 1 mm de espessura têm menos chance de se disseminar.
  • Ulceração. É uma ferida da pele sobre o melanoma. Melanomas ulcerados tendem a ter um pior prognóstico.
  • N. Descreve se existe disseminação da doença para os linfonodos regionais próximos.
  • M. Indica se existe presença de metástase em outras partes do corpo.

Números ou letras após o T, N e M fornecem mais detalhes sobre cada um desses fatores. Números mais altos significam que a doença está mais avançada. Depois que as categorias T, N e M são determinadas, essas informações são combinadas em um processo denominado estadiamento geral.

O sistema descrito abaixo para o câncer de pele melanoma é de 2018. Ele usa o estadiamento patológico, também denominado estágio cirúrgico, que é determinado examinando a amostra retirada durante a cirurgia. Se a cirurgia não for realizada de imediato, o paciente recebe o estágio clínico, que é baseado nos resultados do exame físico, biópsia e exames de imagem.

Estágios do melanoma

Estágio 0. O tumor está contido na epiderme, a camada superficial da pele (Tis). Não se espalhou para os linfonodos próximos (N0) ou outros órgão (M0) . Esse estágio é conhecida como melanoma in situ.

Estágio I. O tumor não tem mais do que 2 mm de espessura e pode (ou não) ter ulceração (T1 ou T2a). Não se espalhou para os linfonodos (N0) próximos ou outros órgãos (M0).

Estágio II. O tumor tem entre 1 (T2b ou T3) e 4 (T4) mm de espessura e pode (ou não) ter ulceração. Não se espalhou para os linfonodos próximos (N0) ou outros órgãos (M0).

Estágio IIIA. O tumor tem até 2 mm de espessura e pode (ou não) ter ulceração (T1 ou T2a). Ele se espalhou para 3 ou menos linfonodos, mas só é visto sob o microscópio (N1a ou N2a).  Não se espalhou para outros órgãos (M0).

Estágio IIIB. Uma das situações abaixo:

  • Não existe sinal do tumor primário (T0) e está disseminado para apenas um linfonodo (N1b) ou para áreas muito pequenas da pele próxima (tumores satélites) ou para os canais linfáticos da pele ao redor do tumor (sem atingir os linfonodos) (N1c). Não se espalhou para outros órgãos (M0).
  • O tumor tem até 4 mm de espessura e pode ou não ter ulceração (T1, T2, ou T3a). Se espalhou para apenas um linfonodo (N1a ou N1b)  ou para áreas muito pequenas da pele próxima (tumores satélites) ou para os canais linfáticos da pele ao redor do tumor (sem atingir os nódulos linfáticos) (N1c) ou se espalhou para 2 ou 3 nódulos linfáticos (N2a ou N2b). Não se espalhou para outros órgãos (M0).

Estágio IIIC. Uma das situações abaixo:

  • Não existe sinal do tumor primário (T0) e está disseminado para 2 ou mais linfonodos (N2b ou N3b) ou se espalhou para áreas muito pequenas da pele próxima (tumores satélites) ou para os canais linfáticos da pele ao redor do tumor e atingiu os gânglios linfáticos próximos (N2c ou N3c) ou se espalhou para os linfonodos do grupo (N3b ou N3c). Não se espalhou para outros órgãos (M0).
  • O tumor tem até 4 mm de espessura e pode (ou não) ter ulceração (T1, T2 ou T3a). Se espalhou para os para áreas muito pequenas da pele próxima (tumores satélites) ou para os canais linfáticos da pele ao redor do tumor e atingiu os linfonodos próximos (N2c ou N3c) ou se espalhou para 4 ou mais linfonodos próximos (N3a ou N3b) ou se espalhou para os linfonodos do grupo (N3b ou N3c). Não de espalhou para outros órgãos (M0).
  • O tumor tem entre 2 e 4 mm de espessura ou pode ser mais espesso que 4,0 mm e tem ulceração (T3b) ou tem mais de 4 mm e não tem ulceração (T4a). Se espalhou para um ou mais linfonodos ou se espalhou para áreas muito pequenas da pele próxima (tumores satélites) ou para os canais linfáticos da pele ao redor do tumor (N1 ou superior). Não se espalhou para outros órgãos.
  • O tumor tem mais do que 4 mm de espessura e tem ulceração (T4b). Se espalhou para até 3 linfonodos (N1a/b ou N2a/b) ou para áreas muito pequenas da pele próxima (tumores satélites) ou para os canais linfáticos da pele ao redor do tumor e pode (N2c) ou não (N1c)  ter atingido os linfonodos próximos. Não se espalhou para outros órgãos (M0).

Estágio IIID. O tumor tem mais do que 4 mm de espessura e tem ulceração (T4b). Se espalhou para 4 ou mais linfonodos (N3a ou N3b) ou se espalhou para áreas muito pequenas da pele próxima (tumores satélites) ou para os canais linfáticos da pele ao redor do tumor (sem atingir os nódulos linfáticos) ou se espalhou para os linfonodos do grupo (N3c). Não se espalhou para outros órgãos (M0).

Estágio IV. O tumor pode ser de qualquer espessura e pode (ou não) ter ulceração (Qualquer T). Pode (ou não) ter se espalhado para os linfonodos próximos (Qualquer N). Ele se espalhou para os linfonodos distantes ou outros órgãos, como pulmões, fígado ou cérebro (M0).

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 14/08/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho