Estadiamento do Câncer de Mama

O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e o prognóstico da paciente.

O primeiro estágio é o estágio 0 (carcinoma in situ) e, em seguida, variam de estágio I a IV. Quanto maior o estágio, por exemplo, estágio IV, significa que a doença está mais avançada.

Sistema de estadiamento TNM

O sistema de estadiamento utilizado para o câncer de mama é o sistema TNM da American Joint Committee on Cancer (AJCC). O sistema AJCC mais recente (janeiro/ 2018) usa sistemas de estadiamento clínico e patológico para o câncer de mama:

  • O estágio patológico, também denominado estágio cirúrgico, é determinado pela análise da amostra do tecido removido durante a cirurgia.
  • Se a cirurgia não for possível, o tumor recebe o estadiamento clínico, que está baseado nos resultados do exame físico, biópsia e exames de imagem. O estágio clínico é usado no planejamento do tratamento. No entanto, quando a doença está disseminada o estágio clínico não tem a mesma precisão que o estágio patológico para prever o prognóstico da paciente.

Nos dois sistemas de estadiamento, 7 critérios principais são usados:

  • T. Indica o tamanho do tumor primário e se disseminou para outras áreas.
  • N. Descreve se existe disseminação da doença para os linfonodos regionais.
  • M. Indica se existe presença de metástase em outros órgãos, como pulmões ou fígado.
  • ER. O tumor é receptor de estrogênio.
  • PR. O tumor é receptor de progesterona.
  • HER2. O tumor tem a proteína HER2.
  • G. O grau do câncer indica o quanto as células cancerígenas se parecem com células normais.

Além disso, os resultados do Oncotype Dx® também podem ser considerados no estágio em determinadas circunstâncias. Após a determinação de todos esses fatores, essas informações são combinadas em um processo denominado estadiamento geral.

Importante. Detalhes sobre os três primeiros fatores (categorias TNM) estão descritas abaixo. No entanto, a adição de informações sobre o status de ER, PR e HER2, junto com o grau, tornou o estadiamento do câncer de mama mais complexo do que para os outros tipos de câncer. Por essa razão converse com seu médico sobre o seu estadiamento específico e o que isso significa.

Detalhes do sistema de estadiamento TNM

  • Tumor primário (T)

TX. O tumor primário não pode ser avaliado.

T0. Sem evidências de tumor primário.

Tis. Carcinoma in situ.

T1. O tumor tem até 2 cm de diâmetro.

T2. O tumor tem entre 2 cm e 5 cm de diâmetro.

T3. O tumor tem mais de 5 cm de diâmetro.

T4 (inclui T4a, T4b, T4c e T4d). O tumor tem qualquer tamanho e invadiu o tórax ou a pele. Isso inclui câncer de mama inflamatório.

  • Linfonodos regionais (N)

NX. Os linfonodos regionais não podem ser avaliados.

N0. Os linfonodos próximos estão livres.
N0(i+). A área de disseminação da doença contém menos de 200 células e é menor do que 0,2 mm. A abreviatura "i +" significa que uma pequena porcentagem de células cancerígenas, denominadas células tumorais isoladas, são observadas no exame imunohistoquímico.
N0 (mol +). As células cancerígenas não podem ser vistas nos linfonodos das axilas, mas traços das mesmas foram detectadas usando a técnica RT-PCR.

N1. O tumor se disseminou para 1 ou 3 linfonodos axilares e/ou linfonodos mamários internos.
N1mi. Micrometástases nos linfonodos sob o braço. As áreas de disseminação do tumor nos linfonodos são de 2 mm ou menos.
N1a. O tumor se disseminou para 1 a 3 linfonodos no braço com pelo menos uma área de doença disseminada com mais de 2 mm de diâmetro.
N1b. O tumor se disseminou para os linfonodos mamários internos, mas essa disseminação só pode ser diagnosticada na biópsia do linfonodo sentinela.
N1c. Se aplicam N1a e N1b.

N2. O tumor se disseminou para 4 ou 9 linfonodos axilares ou para os linfonodos mamários internos.
N2a. O tumor se disseminou para 4 a 9 linfonodos axilares, com pelo menos uma área maior que 2 mm.
N2b. O tumor se disseminou para um ou mais linfonodos mamários internos, aumentando seu tamanho.

N3. Qualquer um dos seguintes:
N3a. O tumor se disseminou para 10 ou mais linfonodos axilares, com pelo menos uma área de câncer disseminada maior que 2mm; ou, o tumor se disseminou para os linfonodos infraclaviculares com pelo menos uma área de câncer maior que 2mm.
N3b. O tumor é encontrado em pelo menos um linfonodo axilar com pelo menos uma área de disseminação de câncer maior que 2 mm e aumentou os linfonodos mamários internos; ou, o tumor se disseminou para 4 ou mais linfonodos axilares com pelo menos uma área de disseminação maior que 2 mm e pequenas quantidades de são encontradas nos linfonodos mamários internos na biópsia do linfonodo sentinela.
N3c. O tumor se disseminou para os linfonodos claviculares, com pelo menos uma área maior do que 2 mm.

  • Metástase à distância (M)

MX. A disseminação não pode ser avaliada

M0. Ausência de metástases à distância.

cM0 (i +). Pequenas quantidades de células cancerígenas são encontradas no sangue ou na medula óssea ou pequenas áreas de disseminação do câncer (não maior que 0,2 mm) são encontradas nos linfonodos, clavícula ou áreas mamárias.

M1. Metástases à distância.

Exemplos usando o sistema de estadiamento

Como existem muitos fatores para o agrupamento dos estágios do câncer de mama, não é possível descrever todas as combinações possíveis que podem ser incluídas em cada estágio. As diversas combinações significam que duas mulheres que tenham o mesmo estadiamento podem ter fatores diferentes que compõem o estágio.

Abaixo estão relacionados três exemplos usando os fatores citados ​​para determinar o estágio do câncer de mama:

Exemplo 1

Se o tamanho do tumor tem entre 2 e 5 cm (T2), mas não se disseminou para os linfonodos (N0) ou outros órgãos (M0) e é:
•    Grau 3.
•    HER2-.
•    ER+.
•    RP+.

O estágio do câncer de mama é IB.

Exemplo 2

Se o tumor é maior que 5 cm (T3) e se disseminou para 4 a 9 linfonodos axilares ou para qualquer linfonodo mamário interno (N2), mas não se disseminou para outros órgãos (M0) e é:
•    Grau 2.
•    HER2+.
•    ER+.
•    RP+.

O estágio do câncer de mama é IB.

Exemplo 3

Se o tumor é maior que 5 cm (T3) e se disseminou para 4 a 9 linfonodos axilares ou para qualquer linfonodo mamário interno (N2), mas não se disseminou para outros órgãos (M0) e é:
•    Grau 2.
•    HER2-.
•    ER-.
•    RP-.

O estágio do câncer de mama é IIIB.

Esses são apenas três exemplos de muitas combinações possíveis. Para saber o estágio do seu tumor e o que isso significa, converse com seu médico.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 20/09/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho