Estadiamento do câncer de mama em homens

O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se se disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico da paciente.
 
O sistema de estadiamento usado para o câncer de mama em homens é o mesmo usado para o câncer de mama em mulheres.
 
O câncer de mama inicial é denominado estágio 0 (carcinoma in situ) e, em seguida, os estágios variam de I a IV, onde o estágio IV significa que a doença está mais disseminada. E dentro de um estágio, uma letra anterior significa um estágio inferior.
 
O sistema de estadiamento utilizado para o câncer de mama em homens é o sistema TNM, da American Joint Committee on Cancer (AJCC), que utiliza sete critérios:

  • T. Indica o tamanho do tumor primário e se disseminou para outras áreas.
  • N. Descreve se existe disseminação da doença para os linfonodos próximos.
  • M. Indica se existe presença de metástase em outras partes do corpo, como pulmões ou fígado.
  • Status do receptor de estrogênio (ER). O tumor tem a proteína denominada receptor de estrogênio.
  • Status do receptor de progesterona (PR). O tumor tem a proteína denominada receptor de progesterona.
  • Status HER2/neu (HER2). O câncer produz a proteína HER2.
  • Grau do câncer (G). Quanto as células cancerígenas se parecem com as células normais.

Os resultados do Oncotype Dx® também podem ser considerados em determinadas circunstâncias.
 
O mais recente sistema da AJCC, vigente desde janeiro de 2018, tem sistemas de estadiamento clínico e patológico para o câncer de mama. O estágio patológico (estágio cirúrgico) é determinado examinando o tecido retirado durante a cirurgia. Quando a cirurgia não é possível de imediato é feito o estadiamento clínico com base nos resultados do exame físico, biópsia e exames de imagem. O estadiamento clínico é usado para ajudar no planejamento do tratamento. Entretanto, às vezes, a doença se disseminou mais do que as estimativas do estadiamento clínico, e pode não prever o prognóstico do paciente com a precisão de um estadiamento patológico.
 
Números ou letras após o T, N e M fornecem mais detalhes sobre cada um desses fatores. Números mais altos significam que a doença está mais avançada. Depois que as categorias T, N e M, bem como o status ER, PR, HER2 e grau do câncer são determinadas, essas informações são combinadas em um processo denominado estadiamento geral.
 
Sistema de estadiamento TNM

  • Tumor primário (T)

TX. O tumor primário não pode ser avaliado.
 
T0. Não há sinais de tumor primário na mama.
 
Tis. Carcinoma in situ.
 
T1. O tumor tem até dois cm de diâmetro.
 
T2. O tumor tem entre dois e cinco cm de diâmetro.
 
T3. O tumor tem mais do que cinco cm de diâmetro.
 
T4. O tumor tem qualquer tamanho e invadiu a pele e a parede torácica. Isso inclui câncer de mama inflamatório.

  • Linfonodos regionais (N)

NX. Os linfonodos não podem ser avaliados.
 
N0. Ausência de linfonodo comprometido.
N0(i +). A área de disseminação da doença contém menos de 200 células e é menor do que 0,2 mm. A abreviatura "i +" significa que um pequeno número de células cancerígenas (células tumorais isoladas) são observadas no exame imunohistoquímica.
N0(mol +). Não existem células cancerígenas nos linfonodos axilares, mas foram diagnosticados traços de células cancerígenas usando PCR.
 
N1. O tumor se espalhou para um a três linfonodos axilares e/ou linfonodos mamários internos.
N1mi. Micrometástases nos linfonodos axilares. As áreas de disseminação nos linfonodos têm até dois mm de diâmetro.
N1A. O tumor se disseminou para um a três linfonodos axilares e pelo menos uma das áreas de disseminação da doença tem mais de dois mm de diâmetro.
N1b. O tumor se disseminou para os linfonodos mamários internos, mas essa disseminação só pode ser diagnosticada pela biópsia de linfonodo sentinela.
N1c. Inclui N1A e N1b.
 
N2. O tumor se disseminou para quatro a nove linfonodos axilares ou os linfonodos mamários internos estão aumentados.
N2a. O tumor se disseminou para quatro a nove linfonodos axilares e pelo menos uma das áreas de disseminação da doença tem mais de dois mm de diâmetro.
N2b. O tumor se disseminou para um ou mais linfonodos mamários internos.
 
N3: qualquer um dos seguintes:
N3a. O tumor se disseminou para 10 ou mais linfonodos axilares e pelo menos uma das áreas de disseminação é maior do que 2mm; ou o tumor se disseminou para os linfonodos sob a clavícula e pelo menos uma das áreas de disseminação é maior do que dois mm.
N3b. O tumor foi diagnosticado em pelo menos um linfonodo axilar e os linfonodos mamários internos estão aumentados; ou o tumor foi diagnosticado em quatro ou mais linfonodos axilares e existem sinais de doença nos linfonodos mamários internos.
N3C. O tumor se disseminou para os linfonodos acima da clavícula e pelo menos uma das áreas de disseminação é maior do que 2mm.

  • Metástase à distância (M)

M0. Ausência de metástase à distância.
 
cM0(i+). Pequenas quantidades de células cancerígenas são encontradas no sangue ou medula óssea ou pequenas áreas de disseminação da doença (não maior do que 0,2mm) são encontradas nos linfonodos distantes da axila, clavícula ou mamária interna.
 
M1. Metástase à distância.
 
Exemplos usando o novo sistema de estadiamento
 
Exemplo 1. Se o tamanho do tumor está entre dois e cinco cm (T2), mas não se disseminou para os linfonodos próximos (N0) ou para órgãos distantes (M0) é:
·      Grau 3.
·      HER2-.
·      ER+.
·      PR+.
O estágio do câncer é IB.
 
Exemplo 2. Se o tumor for maior que cinco cm (T3) e se disseminou para quatro ou nove linfonodos axilares ou para qualquer linfonodo mamário interno (N2), mas não para órgãos distantes (M0) é:
·      Grau 2
·      HER2+.
·      ER+.
·      PR+.
O estágio do câncer é IB.
 
Exemplo 3. Se o tumor for maior que cinco cm (T3) e se disseminou para quatro ou nove linfonodos axilares braço ou para qualquer linfonodo mamário interno (N2), mas não para órgãos distantes (M0) é:
·      Grau 2
·      HER2-.
·      ER-.
·      PR-.
O estágio do câncer é IIIB.
 
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/06/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho