Estadiamento do câncer de fígado

O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico do paciente.
 
Os estágios do câncer de fígado variam de I a IV, onde o estágio IV significa que a doença está mais disseminada.
 
Sistema de estadiamento TNM
 
O sistema de estadiamento utilizado para o câncer de fígado é o sistema TNM, da American Joint Committee on Cancer (AJCC), que utiliza três critérios:

  • T. Indica o tamanho do tumor primário.
  • N. Descreve se existe disseminação da doença para os linfonodos próximos.
  • M. Indica se existe presença de metástase em outras partes do corpo, como os pulmões e ossos.

O sistema descrito para o câncer de fígado é de janeiro de 2018. Números ou letras após o T, N e M fornecem mais detalhes sobre cada um desses fatores. Números mais altos significam que a doença está mais avançada. Depois que as categorias T, N e M são determinadas, essas informações são combinadas em um processo denominado estadiamento geral.
 
O câncer de fígado é geralmente estadiado com base nos resultados do exame físico, biópsias e exames de imagem, também denominado estadiamento clínico. Se a cirurgia for realizada, o estadiamento patológico (também chamado de estágio cirúrgico) é determinado a partir da análise da amostra retirada durante a cirurgia.
 
Estágios do câncer
 
Estágio IA. T1a, N0, M0.
 
Estágio IB. T1b, N0, M0.
 
Estágio II. T2, N0, M0.
 
Estágio IIIA. T3, N0, M0.
 
Estágio IIIB. T4, N0, M0.
 
Estágio IVA. Qualquer T, N1, M0.
 
Estágio IVB. Qualquer T, qualquer N, M1.
 
Observação:

  • TX. O tumor principal não pode ser avaliado devido à falta de informação.
  • T0. Sem evidência de tumor primário.
  • NX. Os linfonodos não foram avaliados devido à falta de informação.

Outros sistemas de estadiamento
 
Os sistemas de estadiamento, para a maioria dos tipos de câncer, dependem apenas da extensão da doença, mas no câncer de fígado é complicado pelo fato de que a maioria dos pacientes t     em outras doenças hepáticas, além do câncer, o que também afeta as opções de tratamento e prognóstico.
 
Embora o sistema TNM defina a extensão da doença com algum detalhe, não leva em conta a função hepática. Vários outros sistemas de estadiamento foram desenvolvidos que incluem esses dois fatores:

  • Sistema Barcelona.
  • Sistema italiano.
  • Sistema Okuda.

Esses sistemas de estadiamento não foram comparados entre si. Alguns são mais usados do que outros em diferentes países, mas atualmente não existe nenhum sistema de estadiamento simples adotado por todos os médicos.
 
Pontuação Child-Pugh (Sistema de estadiamento da cirrose)
 
A pontuação de Child-Pugh é uma medida da função hepática, especialmente em pessoas com cirrose. Muitas pessoas com câncer de fígado também têm cirrose e para tratar o câncer, os médicos precisam saber como está o funcionamento do fígado. Esse sistema avalia cinco fatores, dos quais os três primeiros são resultados de exames de sangue:

  • Níveis sanguíneos de bilirrubina.
  • Níveis sanguíneos de albumina.
  • Tempo de protrombina.
  • Presença de ascite no abdômen.
  • Se a doença hepática está afetando a função cerebral.

Com base nesses fatores, a função do fígado é dividida em três classes. Se todos esses fatores são normais, a função do fígado é denominada classe A. Anormalidades leves são chamadas classe B e as anomalias severas são denominadas classe C.
 
Classificação do câncer de fígado
 
Os sistemas formais de estadiamento, como os descritos previamente, muitas vezes ajudam o médico a determinar o prognóstico de um paciente. Mas, para fins de tratamento, os médicos muitas vezes classificam os tumores de fígado de forma mais simples, baseados em se podem (ou não) ser totalmente ressecáveis, isto é, removidos cirurgicamente.

  • Tumor potencialmente ressecável ou transplantável. Esses tumores podem ser completamente removidos cirurgicamente ou tratados com transplante de fígado, se o paciente tiver condições clínicas para o procedimento. Isso incluiria a maioria dos estágios I e alguns do estágio II do sistema TNM, em pacientes sem cirrose ou outros problemas clínicos importantes.
     
  • Tumor irressecável. Os tumores que não se disseminaram para os linfonodos ou outros órgãos e não podem ser completamente removidos cirurgicamente são classificados como irressecáveis. Isso inclui os tumores que se disseminaram por todo o fígado ou que não podem ser removidos com segurança porque estão localizados próximos à área onde o fígado responde às principais artérias, veias e ductos biliares.
     
  • Tumor inoperável com doença local. Isso significa que o tumor é pequeno o suficiente e está localizado num lugar de fácil acesso para remoção, mas o paciente não tem condições clínicas para a cirurgia. Muitas vezes, devido a parte não comprometida do fígado não saudável ou devido a cirrose, a cirurgia para retirar o tumor não pode ser feita por o tumor se encontrar numa área próxima aos vasos e ductos hepáticos principais. 
     
  • Tumor avançado (Metastático). Os tumores que se disseminaram para os linfonodos ou outros órgãos são classificados como avançados. Esses incluem os cânceres estágios IVA e IVB do sistema TNM. A maioria dos cânceres avançados de fígado não pode ser tratada com cirurgia.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/04/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho