Estadiamento da leucemia mieloide crônica (LMC)

O estadiamento da maioria dos tipos de cânceres atribui estágios numerados, de I a IV, para descrever sua extensão, com base no tamanho do tumor e na probabilidade de disseminação.
 
A leucemia mieloide crônica é uma doença da medula óssea e não segue um sistema de estadiamento como a maioria dos cânceres. O prognóstico de um paciente com leucemia mieloide crônica depende de outras informações, como idade do paciente, exames de sangue e comprometimento do baço.
 
Fases da leucemia mieloide crônica
 
A leucemia mieloide crônica é dividida em três grupos, baseada principalmente no número de glóbulos brancos imaturos (blastos) no sangue ou na medula óssea:

  • Fase crônica. Os pacientes nesta fase têm menos do que 10% de blastos nas amostras de sangue ou medula óssea. Esses pacientes geralmente apresentam sintomas leves (se existirem) e geralmente respondem ao tratamento padrão. A maioria dos pacientes é diagnosticada na fase crônica.
     
  • Fase acelerada. Os pacientes são considerados em fase acelerada, se qualquer um dos seguintes for verdadeiro:
  1. Amostras de sangue ou da medula óssea com mais de 15% e menos do que 30% de blastos.
  2. Basófilos correspondem a 20% ou mais do sangue.
  3. Blastos e promielócitos combinados correspondem a 30% ou mais do sangue.
  4. Contagem de plaquetas muito baixa, não causada pelo tratamento.
  5. Novas alterações cromossômicas nas células leucêmicas com o cromossomo Filadélfia.

Os pacientes com leucemia mieloide crônica em fase acelerada podem apresentar sintomas como febre, falta de apetite e perda de peso. Nesta fase , os pacientes não respondem ao tratamento tão bem quanto na fase crônica.

  • Fase blástica. Amostras de medula óssea e/ou sangue de um paciente nesta fase têm mais de 20% de blastos. As células blásticas frequentemente se espalham para tecidos e órgãos além da medula óssea. Esses pacientes geralmente apresentam sintomas, como febre, falta de apetite e perda de peso. Nesta fase, a leucemia age como uma leucemia aguda.

Fatores prognósticos
 
As diferenças entre os pacientes e que afetam a resposta ao tratamento são denominadas fatores prognósticos. Alguns fatores são vinculados com um menor tempo de sobrevida e são denominados fatores prognósticos adversos.
 
Fatores prognósticos adversos

  • Fase acelerada ou fase blástica.
  • Aumento do baço.
  • Áreas de dano ósseo devido ao avanço da leucemia.
  • Aumento do número de basófilos e eosinófilos em amostras de sangue.
  • Contagem de plaquetas muito alta ou muito baixa.
  • Idade (60 anos ou mais).
  • Múltiplas alterações cromossômicas nas células leucêmicas.

Muitos desses fatores são levados em conta no sistema Sokal, que desenvolve uma pontuação utilizada para o prognóstico do paciente. Esse sistema considera a idade, a porcentagem de blastos no sangue, o tamanho do baço e a quantidade de plaquetas. Esses fatores são utilizados para classificar os pacientes em grupos de risco (baixo, intermediário ou alto). Outro sistema, denominado sistema Euro inclui além dos fatores mencionados acima, o número de basófilos e eosinófilos. Ter grandes quantidades dessas células indica um prognóstico desfavorável.
 
Os sistemas Sokal e Euro foram úteis no passado, antes do desenvolvimento de medicamentos mais eficazes para a leucemia mieloide crônica. No momento, não está claro como eles podem ser úteis na determinação do prognóstico de um paciente. As terapias-alvo como o imatinibe mudaram drasticamente o tratamento da leucemia mieloide crônica nos últimos anos. Esses sistemas não foram testados em pacientes tratados com esses medicamentos.
 
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/06/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho