Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Esta lente de contato pode diagnosticar e prevenir o câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/08/2022 - Data de atualização: 18/08/2022



Cientistas norte-americanos concluíram uma pesquisa, com o objetivo de criarem uma lente de contato “inteligente” com a capacidade de diagnosticar o câncer em estado inicial através de produtos químicos presentes nas lágrimas.

As lentes de contato podem capturar e detectar exossomas, pequenas vesículas de escala nanométrica que se encontram em secreções corporais (como lágrimas, urina e saliva) e funcionam como biomarcadores de diagnóstico de câncer. Estas vesículas contêm material genético (DNA) e molecular (proteínas e lípidos) e podem fundir-se com outras células, tendo um importante papel na formação de metástases no câncer.

“Os exossomas são uma rica fonte de marcadores e biomoléculas que podem ser alvo de várias aplicações biomédicas. A metodologia que a nossa equipa desenvolveu facilita a nossa capacidade de explorar esta fonte”, explica Ali Khademhosseini, autor do projeto e professor no Instituto Terasaki de Inovação Biomédica, nos EUA.

A equipa de investigadores realizou a ligação de algumas proteínas presentes nos exossomas às células tumorais. Para a leitura destas proteínas, a lente de contato, denominada ACSM-PCL, foi projetada com microcâmaras ligadas a anticorpos que podem capturar exossomas encontrados nas lágrimas. Depois da captura, as proteínas reagem com anticorpos específicos e, com isso, é possível identificar a presença de tumores nos indivíduos.

Além de apresentar uma transparência ótica elevada e uma biocompatibilidade com os exossomas, a lente ACSM-PCL detecta exossomas na faixa de pH de 6,5 a 7,4 (semelhante ao pH da lágrima humana), explicam os investigadores. “Com esses resultados encorajadores [dos testes em laboratório], esta ACSM-PCL [a lente de contato] promete ser a próxima geração de lentes de contato inteligentes com uma plataforma de monitorização fácil de usar, rápida e não invasiva de pré-triagem de câncer e diagnóstico de suporte”, afirmam os autores do estudo.

A nova e promissora tecnologia para as lentes de contato, ainda em fase de testes, abre caminho para o diagnóstico de diferentes tipo de câncer, com a promessa de ser a próxima geração de lentes de contato inteligentes que permite o tratamento precoce desta doença.

Fonte: IstoÉ Dinheiro



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive