Esquemas de tratamento para leucemia linfoide crônica (LLC)

As opções de tratamento para a leucemia linfoide crônica podem variar muito. Muitos pacientes vivem longos períodos de tempo com leucemia linfoide crônica, que em geral é muito difícil de ser curada e o tratamento precoce não aumenta necessariamente a sobrevida. Em função disso e como o tratamento pode provocar efeitos colaterais, os médicos geralmente recomendam aguardar até que a doença esteja em estágio mais avançado ou o paciente esteja com sintomas, para iniciar o tratamento.
 
Se for necessário um tratamento, alguns fatores devem ser levados em consideração, como idade do paciente, estado de saúde geral e fatores prognósticos, como a presença de deleções no cromossomo 17 ou 11 ou níveis elevados de ZAP-70 e CD38.
 
Tratamento inicial
 
Muitos medicamentos e combinações podem ser utilizadas como o primeiro tratamento para a leucemia linfoide crônica. As opções incluem anticorpos monoclonais, terapias-alvo, quimioterapia e diferentes combinações desses medicamentos.
 
Alguns dos medicamentos frequentemente utilizados incluem:

  • Ibrutinibe, isoladamente ou com rituximabe.
  • Acalabrutinibe, isoladamente ou com obinutuzumabe.
  • Venetoclax e obinutuzumabe.
  • Venetoclax, isoladamente ou com rituximabe.
  • Bendamustina e rituximabe (ou outro anticorpo monoclonal).
  • Alta dose de prednisona e rituximabe.
  • TCF: fludarabina, ciclofosfamida e rituximabe.
  • PCR: pentostatina, ciclofosfamida e rituximabe
  • Clorambucil e rituximabe (ou outro anticorpo monoclonal).
  • Obinutuzumabe.
  • Ibrutinibe e obinutuzumabe.
  • Alemtuzumabe, isoladamente ou com rituximabe.

Também podem ser utilizados outros medicamentos ou combinações.
 
Se o único sintoma é o aumento do baço (esplenomegalia) ou dos linfonodos de uma região do corpo, pode ser realizada radioterapia de baixa dose. A esplenectomia (cirurgia para remover o baço) é outra opção se o baço aumentado está provocando sintomas.
 
Às vezes, um número elevado de células leucêmicas provocam problemas na circulação normal do sangue. Essa condição é denominada leucostase. A quimioterapia só diminui o número de células após alguns dias depois da primeira dose, de modo que antes da administração da quimioterapia algumas das células podem ser removidas do sangue por leucoferese. Este tratamento reduz as taxas sanguíneas imediatamente. O efeito dura um curto período de tempo, mas ajuda até que a quimioterapia comece a fazer efeito. Às vezes, a leucoferese é realizada antes da quimioterapia se existirem quantidades elevadas de células leucêmicas para evitar a síndrome de lise tumoral.
 
Alguns pacientes de alto risco, com base nos fatores prognósticos, podem ser encaminhados para transplante de células tronco no início do tratamento.
 
Tratamento de segunda linha
 
Se o paciente não estiver respondendo ao tratamento inicial ou a doença recidiva, outro tipo de tratamento pode ser realizado. Se a resposta inicial para o tratamento durou um longo período de tempo, o mesmo tratamento pode, muitas vezes, ser novamente realizado. Se a resposta inicial não foi de longa duração, não se recomenda realizar novamente o mesmo tratamento. As opções dependerão do tipo de tratamento inicial e do estado de saúde geral do paciente.
 
Muitos dos medicamentos e combinações listadas acima podem ser opções como tratamentos de segunda linha. A terapia-alvo e anticorpos monoclonais  são frequentemente usados, isoladamente ou em combinações. Outros medicamentos quimioterápicos também podem ser tentados.
 
Se a leucemia responde, o transplante de células-tronco pode ser uma opção para alguns pacientes.
 
Alguns pacientes podem ter uma boa resposta a um tratamento de primeira linha, como com fludarabina, mas ainda pode existir alguma evidência de um pequeno número de células leucêmicas no sangue, medula óssea ou nos linfonodos. Isso é conhecido como doença residual mínima. A leucemia linfoide crônica não pode ser curada, desse modo os médicos não tem certeza se a continuação imediata do tratamento será útil. Alguns estudos mostraram que o alemtuzumabe, às vezes, ajuda a eliminar as células remanescentes, mas ainda não está claro se isso aumenta a sobrevida do paciente.
 
Tratamento de complicações
 
Uma das mais importantes complicações da leucemia linfoide crônica é a transformação para um tipo de linfoma não Hodgkin de alto grau ou um tipo de linfoma difuso de grandes células B ou para o linfoma de Hodgkin. Isto acontece em cerca de 2 a 10% dos casos de leucemia linfoide crônica, e é conhecida como síndrome de Richter. O tratamento é geralmente o mesmo do linfoma, podendo incluir transplante de células-tronco.
 
Menos frequentemente, a leucemia linfoide crônica pode se transformar em leucemia prolinfocítica. Assim como com a síndrome de Richter, esses casos podem ser difíceis de serem tratados. Alguns estudos sugerem que certos fármacos, como a cladribina (2-CdA) e alemtuzumabe possam ser úteis.
 
Em casos raros, os pacientes com leucemia linfoide crônica podem ter sua leucemia transformada em leucemia linfoide aguda. Se isso acontecer, é provável que o tratamento seja similar ao utilizado para os pacientes com leucemia linfoide aguda.
 
A leucemia mieloide aguda é outra complicação rara em pacientes tratados contra leucemia linfoide crônica. Medicamentos como, clorambucil e ciclofosfamida podem danificar o DNA das células formadoras de sangue. Essas células danificadas podem se tornar cancerígenas, levando à leucemia mieloide aguda, que é agressiva e, muitas vezes, difícil de ser tratada.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 22/04/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho