Guia para o familiar de um paciente com câncer
Quando um familiar descobre o diagnóstico de câncer, é normal que ele passe a ser o centro das atenções e dos cuidados da família. Nesse momento, alguns parentes mais próximos, como cônjuge, filhos, pais ou irmãos podem assumir o papel de cuidador da pessoa com câncer e, ao desenvolver este papel, pode acontecer de deixar de lado os cuidados com si próprio e com suas necessidades. Além disso, cuidar de uma pessoa doente pode causar alguns desgastes físicos e emocionais no cuidador.
Por isso, preparamos um material especial com algumas dicas para que estes cuidadores desempenhem suas funções com o paciente oncológico da melhor maneira possível ao mesmo tempo que cuidam de si mesmos com responsabilidade.
Boa leitura!
Se preferir, faça download do Guia do Cuidador na íntegra clicando na imagem abaixo:
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.