Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Escolhendo um Programa de Cuidados Paliativos

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 12/06/2015 - Data de atualização: 12/06/2015


Existe uma série de pontos que você pode querer saber sobre quando decidir por um programa de cuidados paliativos, como, por exemplo:

  • Acreditação - O serviço é certificado e licenciado por um grupo reconhecido a nível nacional, por exemplo, sociedades médicas.

  • Certificação - O programa deve estar certificado e preencher os requisitos mínimos para atendimento ao paciente e seu manejo. Consulte seu seguro de saúde para saber se o programa em questão é coberto pelo plano.

  • Informações para o Paciente - O serviço deve fornecer por escrito a descrição de todas suas atividades, incluindo serviços, regras de elegibilidade, procedimentos e custos e processos de pagamento e descrição do trabalho dos profissionais do serviço. Solicite uma cópia do folheto explicativo com todas essas informações.

  • Referências - Por exemplo, a quantos anos o serviço existe, os nomes e experiência dos profissionais que trabalham nele, assim como o nome do diretor médico da instituição.

  • Admissão - Como o serviço trabalha com cada paciente e seus familiares, e se existem diferenças no atendimento. Se o serviço impõe condições com as quais você não se sente confortável, pode ser um sinal de que não é uma boa opção para você. Sempre procure o serviço que mais preencha suas expectativas.

  • Programa de Cuidados - O serviço tem um plano de cuidados para cada paciente? Esse plano foi cuidadosamente e profissionalmente desenvolvido com sua colaboração e de sua família? O plano de cuidados está documentado por escrito e todos os envolvidos têm uma cópia? Verifique se nele constam os nomes e os contatos dos profissionais que irão cuidar do paciente. Verifique também se o plano será atualizado de acordo com as necessidades individuais do paciente.

  • Cuidador Principal - O serviço exige um cuidador principal como condição de admissão? Que responsabilidades são esperadas desse cuidador? Alguém terá de ficar com o paciente o tempo todo? O que esse serviço de cuidados paliativos oferece para assistência do paciente e sua família? Se você mora sozinho, que outras opções o serviço sugere?

  • Avaliação Inicial - Quem será o profissional que avaliará o tipo de atendimento que o paciente necessita? A avaliação será feita em casa ou por telefone, o avaliador destaca o que o paciente pode fazer por si mesmo? Inclui a participação de um médico de confiança ou de outros profissionais?

  • Pessoal - Existem referências confiáveis sobre o pessoal que trabalha no serviço? Pergunte quantas referências o serviço requer para cada profissional que realiza os cuidados em domicilio (2 ou mais devem ser exigidos). O serviço supervisiona e monitora seus profissionais? Pergunte o número de vezes que o serviço envia um supervisor à residência do paciente para monitorar os cuidados oferecidos e realizados no paciente. Pergunte com quem você deve falar em caso de dúvidas ou reclamações? Qual é o procedimento para a resolução de problemas?

  • Custos - Como o serviço maneja a parte de pagamento e faturamento? Leia o contrato com atenção antes de assinar e não se esqueça de ficar com uma cópia. Verifique com seu convênio se faz a cobertura ou reembolso.

  • Contato Telefônico - Veja se o serviço conta com uma linha de atendimento 24 horas para entrar em contato em caso de dúvidas ou problemas. Verifique se o pessoal de atendimento é acolhedor e competente desde o primeiro contacto. Eles falam em linguagem simples, compreensível? Qual é o procedimento a ser adotado em caso de queixas? Como o serviço o atendeu em seu primeiro em contato com eles? Como o serviço respondeu ao seu primeiro pedido de ajuda? Esses pontos podem ser sinais importantes sobre o tipo de cuidados que você pode esperar.

  • Plano de Emergência - O serviço tem um plano de emergência para o caso de imprevistos, como falta de energia ou um desastre natural? Você pode pedir para ver uma cópia desse plano. Em caso de emergência, você precisa saber se ainda pode receber serviços em sua casa.

  • Serviços - Quando serão iniciados os cuidados paliativos? Quais os limites geográficos do atendimento? O serviço oferece atendimento especializado como profissionais capacitados em reabilitação, farmacêuticos, nutricionistas ou conselheiros familiares? Se necessário, o serviço fornece equipamentos médicos ou outros itens que podem melhorar a qualidade de vida do paciente?

  • Limites no Tratamento - Durante sua primeira visita certifique-se de falar sobre todos os tratamentos que o paciente está, atualmente, recebendo. Alguns serviços não cobrem alguns procedimentos como diálise, nutrição parenteral total (TPN ou alimentação intravenosa), transfusões de sangue ou infusão de certos medicamentos. No entanto, serviços maiores permitem adicionar cuidados paliativos a seu tratamento médico atual. Ainda assim, isto não é sempre uma opção. Você também pode querer descobrir como o serviço manejará novos problemas de saúde, como uma infecção do trato urinário ou pneumonia. Você pode se sentir mais tranquilo sabendo que eles podem manejar esses problemas.

  • Internação - Quais são as políticas sobre a internação de pacientes? Onde é realizada? Quais são os requisitos para uma internação? Quanto tempo um paciente pode ficar? O que acontece se o paciente já não precisa de internação, mas não pode ir para casa? Você pode visitar a unidade de internação? Quais os hospitais ou centros para internação? Que tipo de acompanhamento o serviço fornece para pacientes internados?

  • Direitos e Responsabilidades do Paciente - O serviço de cuidados paliativos explicou seus direitos e responsabilidades como paciente? Verifique se existe um termo com essas informações e solicite uma cópia.

  • Se eu não gosto do serviço de cuidados paliativos escolhido - Se você mudar de ideia depois de escolher um serviço de cuidados paliativos, você pode trocar de prestador. Verifique com seu convênio como lidar com isso sem interromper o pagamento ou serviço. Eles poderão lhe explicar como fazer para mudar de serviço de cuidados paliativos.

Fonte: American Cancer Society (08/04/2014)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive