[ENTREVISTA] Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia fala sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é a neoplasia mais comum entre os homens, representando mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino a partir dos 50 anos. De acordo com Dr. Jose Carlos de Almeida, médico urologista e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, o diagnóstico precoce continua sendo a arma mais eficaz contra esse tipo de câncer. Os exames preventivos como o PSA e Toque Retal continuam sendo imprescindíveis.
 
Instituto Oncoguia - Quais os exames que o homem deve fazer para a prevenção do câncer de próstata? A partir de que idade?
 
José Almeida - A prevenção do câncer de próstata se divide em duas frentes: Os homens que já tem histórico familiar para o câncer de próstata e aqueles que não têm histórico familiar. A maneira mais segura de curar o câncer de próstata é descobrindo-o precocemente, ou seja, fazendo os exames preventivos.

Os homens que tem histórico familiar devem fazer os exames preventivos anualmente (PSA e o Toque retal) a partir dos 40 anos de idade. Já aqueles que não têm histórico na família devem fazer os exames preventivos a partir dos 50 anos. Não se deve esperar pelo aparecimento dos sintomas para recorrer ao exame preventivo. O câncer de próstata não dá sintomas. Seguramente, quando os sintomas começarem a se manifestar, a doença já estará em estágio avançado.
Em sua opinião, o que ainda impede que os homens se cuidem? Como isso poderia ser mudado?
 
Acredito que o maior empecilho para que os homens cuidem de sua própria saúde é a própria cultura machista, preconceito e a falta de informação. Por esse motivo, iniciativas que promovem a educação e a informação são tão importantes.
 
Instituto Oncoguia - Quais são os principais sintomas do câncer de próstata?
 
José Almeida - O câncer de próstata não emite sintomas. Quando surge algum sintoma da doença, o câncer já está em estágio avançado. É uma doença silenciosa. Por esse motivo, os exames preventivos são tão importantes. O PSA e o exame de Toque podem diagnosticar precocemente qualquer alteração. Não se pode esperar o paciente estar em um estágio avançado, como por exemplo, urinar sangue, para detectar a doença.
 
Instituto Oncoguia - Existem fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata?
 
José Almeida - Ainda hoje é muito questionado quais fatores de risco são preponderantes para o desenvolvimento do câncer de próstata. Podemos dizer que os fatores externos tais como: sedentarismo, má alimentação, obesidade podem influenciar no surgimento da doença. No entanto, sabe-se que para o câncer de próstata o fator genético, ou seja, histórico familiar da doença é o maior responsável. Assim, o histórico familiar é muito importante.
 
Instituto Oncoguia - Quais os tratamentos para o câncer de próstata?
 
José Almeida - O câncer de próstata pode ser tratado de diversas maneiras. O método selecionado depende de seu estágio, velocidade de crescimento, idade e saúde geral do paciente. Todos esses fatores podem e devem ser completamente discutidos com seu médico. Em casos de estágio inicial é indicado o tratamento cirúrgico, isto é, a retirada total da próstata. Já em casos mais avançados é utilizado o bloqueio hormonal, ou seja, é utilizado medicamentos que impedem o crescimento hormonal (testosterona).
 
Instituto Oncoguia - Quais os efeitos colaterais mais freqüentes?
 
Os principais efeitos colaterais são: De 9 a 10% incontinência urinária e de 20% a 80% impotência.
 
Instituto Oncoguia - Quais são os principais objetivos da Campanha de Conscientização sobre o Combate ao Câncer de Próstata da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)?
 
A Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata tem como objetivo explicar a importância da prevenção e com isso, desmitificar as formas de tratamento. É preciso enfatizar que a prevenção é a única forma de se diagnosticar o câncer em estágio inicial, quando ele é curável em 90% dos casos. É preciso conscientizar os homens de que a doença não tem sintomas, ou seja, não se pode esperar sentir alguma coisa para procurar um urologista.
 
Para maiores informações: Sociedade Brasileira de Urologia
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho