[ENTREVISTA] Pesquisa Clínica por Dr. Hélio Pinczowski

O Instituto Oncoguia conversou Dr. Hélio Pinczowki sobre Pesquisa Clínica.

Instituto Oncoguia - É possível afirmar que o Brasil está participando efetivamente dos principais estudos Clínicos mundiais, ou seja, que os novos tratamentos contra o câncer, também estão sendo estudados aqui?

Hélio Pinczowki - Sim, o Brasil é um país muito procurado para estudos clínicos de ponta. Temos excelentes centros de Pesquisa por todo o País, pesquisadores habilitados e infra-estrutura adequada para pesquisa de primeiro mundo. Além disso, conseguimos construir boas relações com os nossos pacientes, o que facilita a realização das pesquisas. Hoje, sim, participamos dos principais estudos internacionais.

Instituto Oncoguia - Quais as principais dificuldades para se fazer pesquisa clínica no Brasil?

Hélio Pinczowki - A burocracia do Comitê Nacional de Ética e Pesquisa (CONEP) e ANVISA. A burocracia é longa o que afasta muitas empresas de trazerem estudos para o Brasil, já que esta demora representa elevados custos, o que inviabiliza o estudo.

Instituto Oncoguia - Ainda existe preconceito por parte dos pacientes? Se sim, Por que você acha que isso acontece? Como isso poderia ser mudado?

Hélio Pinczowki - Infelizmente o conceito de "cobaia" ainda é muito presente. É fundamental ressaltarmos que os tratamentos quimioterápicos disponíveis hoje são resultado de pesquisas que ocorreram há vários anos atrás. Nestes estudos, para que os resultados fossem obtidos, muitos pacientes participaram contribuindo assim com a evolução da medicina e seus tratamentos.

Instituto Oncoguia - Como os pacientes com câncer podem se beneficiar da Pesquisa Clínica?

Hélio Pinczowki - A pesquisa oferece uma oportunidade peculiar. Devido às exigências dos estudos, os pacientes são vistos com grande freqüência. Além disso, estes pacientes dispõem de um telefone 24 horas que lhes permitir sanar dúvidas e mesmo serem atendidos, caso haja urgência. Associado a estes fatos, o paciente tem a possibilidade de utilizar novos medicamentos, que apresentam novas tecnologias, as quais estarão efetivamente disponíveis no mercado em 4 a 6 anos apos a analise dos dados registrados.

Instituto Oncoguia - Há um momento certo para participar? Como reconhecer este momento?

Hélio Pinczowki - O médico do paciente deve ser um grande parceiro explicando e oferecendo ao paciente a possibilidade de buscar em conjunto uma oportunidade de participação em um estudo clínico. Infelizmente, o médico muitas vezes desconhece estas possibilidades, ou mesmo não possui tempo para buscar as informações necessárias.

Instituto Oncoguia - Quais os riscos e benefícios de se participar de um estudo novo?

Hélio Pinczowki - A indicação de quimioterapia apresenta riscos que podem ser previstos e acompanhados. Quando está se testando um novo medicamento em associação com outro ou não, podemos estar diante de situações onde eventos adversos sérios podem ocorrer. Para isso é necessário que o centro possua equipe capacitada e disponível 24 horas para poder auxiliar os pacientes caso isto ocorra. Durante os estudos constantemente recebemos informativos de eventos que ocorrem em todos os Países que participam da pesquisa. Estes fatos são comunicados ao Comitê de Ética que avalia se o estudo deve ou não continuar, baseado na análise dos eventos e da opinião do principal investigador.

Instituto Oncoguia - Quais são as principais informações que o paciente com câncer precisa saber antes de participar de um estudo novo?

Hélio Pinczowki - O momento inicial é de seleção, ou seja, o caso é avaliado pela equipe médica, para saber se o paciente preenche os critérios de inclusão e exclusão do estudo em questão. Caso, os critérios sejam cumpridos, então é oferecido ao paciente o Termo de consentimento livre e esclarecido para que o paciente obtenha todas as informações necessárias. Em seguida, após elucidação das dúvidas possivelmente geradas, o paciente assina este documento e damos início aos procedimentos da pesquisa, como exames laboratoriais, de imagem e o posteriormente, o tratamento proposto.

Instituto Oncoguia - Quais os principais locais/centros que realizam Pesquisa Clínica?

Hélio Pinczowki - A grande maioria dos centros de Pesquisa se encontra em instituições acadêmicas. Entretanto, há vários hospitais e clínicas privadas que desenvolvem pesquisa clínica.

Instituto Oncoguia - No seu centro, existem estudos recrutando pacientes? Com vagas disponíveis? Em que áreas?

Hélio Pinczowki - Atuamos na área de oncologia. Hoje dispomos de estudos nas seguintes doenças:

Linfomas, câncer de pulmão, mama, cólon, próstata, melanoma e pâncreas. Como citei acima, é necessário que o paciente seja avaliado em uma consulta inicial, pois é obrigatória a análise dos critérios de inclusão e exclusão, para que possamos oferecer ao paciente a participação nos estudo.

Para os interessados, como eles podem saber mais detalhes ou passar

Pelo critério de seleção?

É possível contato por telefone: (11) 4468.1717, (11) 4993.5491 ou pelo e-mail [email protected]

Instituto Oncoguia - Mais alguma informação?

Hélio Pinczowki - É importante que os pacientes percam o medo e preconceito de participarem de estudos clínicos. Hoje no mundo, menos de 10% de pacientes com câncer participam destes protocolos, ou seja, há muitas oportunidades dos pacientes utilizarem novos medicamentos possivelmente menos tóxicos e mais eficazes.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho