Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Entenda o que é Pesquisa Clínica

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/05/2013 - Data de atualização: 16/05/2013


Estudos clínicos, pesquisa clínica ou protocolos de pesquisa são os estudos de novos tratamentos conduzidos por profissionais de diferentes países e que envolvem pacientes com alguma determinada doença para investigação detalhada do comportamento da doença e do tipo de tratamento que se realiza com o intuito de demonstrar a eficácia, efetividade e segurança do tratamento que recebem. Um estudo clínico somente é feito quando existe alguma razão para acreditar que o novo tratamento pode ser benéfico e de valor para o paciente.

No caso do câncer os estudos clínicos oferecem tratamentos que visam a cura da doença, tratamentos para câncer avançado e tratamentos de apoio para o controle e prevenção de sintomas.

Os estudos clínicos servem para que os médicos entendam se o novo tratamento é de utilidade, se é mais eficaz que o tratamento que está sendo utilizado atualmente, se haverão efeitos secundários e que pacientes têm maiores probabilidades de beneficiar-se desse tratamento.

Os participantes de pesquisa clínica são convidados ao estudo e assinam um termo de consentimento livre e esclarecido para serem incluídos no estudo. O paciente que participa de pesquisa clínica pode deixar o estudo a qualquer momento sem que existam represálias a esse respeito por parte do médico que conduz o estudo ou de seus colaboradores. Entretanto durante o estudo podem aparecer efeitos indesejados do medicamento que está sendo estudado o que eventualmente pode representar um risco para o paciente. Os estudos estão desenhados para descobrir isso, mas, vale lembrar que até os tratamentos já consagrados também produzem efeitos secundários.

Sendo uma decisão do paciente a participação em um protocolo de pesquisa a sua saída não interferirá com a obtenção de atendimento médico fora do estudo.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive