Tipo de Tratamento

Radioterapia

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Gerenciando os Efeitos Colaterais da Radioterapia sobre a Sexualidade

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/11/2013 - Data de atualização: 29/11/2013


A radioterapia pode causar a perda temporária do interesse no sexo, especialmente se você teve outros efeitos colaterais, como cansaço ou náuseas, ou se está preocupado com suas condições clínicas ou tratamento.

Se você irradiou a região pélvica, provavelmente seu radioterapeuta o aconselhará a esperar algumas semanas após o término da radioterapia antes de ter relações sexuais. Isto para permitir que os efeitos de qualquer inflamação na região regridam totalmente.

Você pode achar que não sente vontade de ter relações sexuais por um tempo. Isso pode ser por causa dos efeitos colaterais, como, por exemplo, ansiedade, ou mesmo como você se sente sobre si mesmo sexualmente. Você e seu parceiro, podem precisar de um tempo para se ajustar.

Não é incomum sentir-se nervoso sobre ter sexo pela primeira vez após a radioterapia na região pélvica, mas é perfeitamente seguro para você e seu parceiro. Tome seu tempo, certifique-se de que está relaxado, lembre-se que o uso de lubrificantes vaginais ou cremes irão ajudar a se sentir mais confortável.

Alguns homens podem ter uma dor aguda ao momento de ejacular. Isso ocorre porque a radioterapia pode irritar a uretra. Essa dor deve desaparecer algumas semanas após o término do tratamento. Em alguns homens a disfunção erétil temporária e a perda de interesse em sexo são efeitos colaterais comuns da radioterapia pélvica.

Após radioterapia pélvica, a quantidade de sêmen produzida se encontra reduzida, o que significa que durante a ejaculação sairá apenas uma pequena quantidade de líquido. Isto é conhecido como ejaculação seca. Embora ainda ocorra o orgasmo, alguns homens sentiram uma sensação diferente à de antes.

Entretanto, se você tiver dificuldades sexuais que não melhoram com o tempo, converse sobre isso com seu médico. Pode ser difícil de falar sobre sua vida sexual e os problemas que você está enfrentando, mas os médicos estão acostumados a lidar com essas questões e se necessário o encaminhará para um terapeuta sexual.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive