Tipo de Tratamento

Radioterapia


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Efeito da Radioterapia sobre a Cicatrização

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/11/2013 - Data de atualização: 26/11/2013


A radiação em doses de tratamento não interfere na cicatrização. Ao contrário, os pacientes com tendências a queloides são beneficiados com o uso da radioterapia sobre a cicatriz. A formação de cicatrizes salientes além de interferir negativamente no aspecto estético é responsável por sintomas como prurido e dor local.

Quando se manipula cirurgicamente, por exemplo, a axila existe risco de acúmulo de linfa, podendo formar verdadeiras bolsas deste material que se denomina seroma. É preciso realizar várias punções e a radioterapia pode contribuir reduzindo a sua formação.

Recomenda-se iniciar a radioterapia após a retirada dos pontos da cicatriz cirúrgica, ao redor de três a quatro semanas pós-operatórias. As cicatrizes com infecção ou deiscência necessitam de um período maior para o início da radioterapia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive