Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

É #FAKE que casca do limão seja mais eficaz contra o câncer que quimioterapia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 20/08/2021 - Data de atualização: 20/08/2021


Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que "os benefícios surpreendentes do limão são a capacidade milagrosa de matar células cancerosas" e que a casca da fruta "é 10 mil vezes mais forte do que a quimioterapia". É #FAKE.

A mensagem viral é sinalizada pelo WhatsApp como "encaminhada com frequência" e tem um botão com uma lupa para permitir a pesquisa de seu conteúdo nos motores de busca.

Especialistas ouvidos pelo G1 refutam totalmente a alegação contida na mensagem.

"Em relação a essa mensagem que vem sendo veiculada de que o limão tem propriedades anti-tumorais, isso não procede. Não existe nenhum embasamento científico que permita que a gente faça essa afirmação e eu rogo para que pessoas que eventualmente estão se tratando do câncer não contem com esta forma de tratamento como se isso fosse curar de maneira efetiva seus cânceres, porque isto não procede. Embora a casca do limão e o próprio limão obviamente não façam mal, a gente não pode disseminar simplesmente informações inverídicas sobre eficácias de seja lá que substância for que não existem", afirma Rafael Kaliks, diretor científico do Instituto Oncoguia.

Lilian Arruda Barros, oncologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, afirma que a informação contida na mensagem "é falsa e não deve ser compartilhada".

A médica explica que, atualmente, muitos compostos naturais são apontados como estratégias alternativas para o tratamento do câncer, mas destaca que "não existe um alimento milagroso para a cura do câncer ou mesmo um componente específico para a sua prevenção".

"Dispomos de um arsenal preventivo de bons hábitos alimentares para a prevenção da doença como: uma dieta rica em alimentos de origem vegetal e pobre em alimentos ultraprocessados e redução do consumo de açúcar", afirma.

A oncologista diz que existem dados de alguns poucos trabalhos na literatura que mostram que frutas cítricas como o limão, que são comumente usadas na medicina tradicional na China e em outros países, têm um potencial de ação nas células de vários tipos de câncer. "Entretanto", destaca, "em geral, são dados de laboratório (como testes em ratos) e ainda não é possível dizer como isso ocorre e por quais mecanismos moleculares. Em outras palavras, não existem evidências científicas que atribuam ao limão essa alta capacidade de matar células cancerosas", complementa.

Por tudo isso, a comparação com a quimioterapia, que utiliza medicamentos comprovados para destruir as células doentes que formam um tumor, não pode jamais ser feita.

Matéria pública pelo portal G1 em 19/08/2021



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive