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Dúvidas e decisões do paciente com câncer em tempos de coronavírus

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/04/2020 - Data de atualização: 16/04/2020


Lavínia Napoleão, de 70 anos, é paciente com câncer de mama desde 2018 e tem um cateter implantado que necessita de limpeza frequente, porém a limpeza deve ser feita por profissionais de saúde. Com a pandemia de coronavírus e consequente afastamento social, Lavínia ficou na dúvida se poderia adiar a limpeza do cateter ou não.

Ela entrou em contato conosco por meio de nosso Canal Ligue Câncer pelo telefone 0800 773 1666 e conversou com a especialista de atendimento Vilmena Cruz. No mesmo dia da ligação de Lavínia, havíamos feito uma live em nosso Facebook com o oncologista e diretor do comitê científico do Oncoguia, Rafael Kaliks, na qual ele havia falado sobre a limpeza do cateter (https://www.facebook.com/oncoguia/videos/239972347390497/).

“Eu já havia mandado mensagem para meu médico, mas não obtive resposta. Quando liguei para vocês, a Vilmena me aconselhou a assistir a live e o dr. Rafael foi bastante categórico em afirmar que a limpeza deve sim ser feita a cada dois meses, para não correr risco de trombose e disse ainda que existem equipes que fazem essa limpeza na casa do paciente, então eu fui atrás”, conta Lavínia.

Paciente ativa e responsável

Ela ligou para vários hospitais para saber se tinham o serviço disponível. Ao entrar em contato com o departamento de quimioterapia do Hospital Albert Einstein, a telefonista disse que não faziam esse tipo de atendimento, mas que o departamento de Home Care poderia ajudá-la. Foi assim que ela contratou o serviço, de forma particular, pois seu convênio não cobria este tipo de atendimento, e recebeu uma profissional de saúde do hospital em sua casa e conseguiu fazer a manutenção de seu cateter.

“Estou cumprindo o isolamento porque além de câncer, também tenho mais idade. Fiquei com medo de ir ao hospital e pegar alguma coisa, por isso queria empurrar para frente a limpeza, sem saber que podia ser um risco. O Oncoguia foi muito importante para mim. Com a informação de qualidade que vocês nos oferecem, eu e outros pacientes conseguimos tomar a decisão certa”, conclui Lavínia.

Se você é paciente com câncer, familiar ou cuidador de alguém com a doença e tem dúvidas sobre cuidados em tempos de coronavírus, acesse nossa página especial (link página) sobre o tema e fique bem informado. Você também pode entrar em contato pelo nosso Canal Ligue Câncer, que nossas especialistas estão prontas para te dar a orientação e o acolhimento que você precisa!

Atenção: devido às medidas de afastamento social, nossa equipe está trabalhando em esquema de home office. Por isso, em caráter especial, nosso 0800 773 1666 está com o funcionamento diferenciado:



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