Cônjuges, pais, filhos e/ou irmãos muito comumente se tornam cuidadores de um familiar que descobre estar com câncer. O cuidador é, portanto, algum familiar que cuida de um paciente com câncer com frequência regular sem ser remunerado por isso. O cuidador tem um papel fundamental na atenção desse paciente, influenciando diretamente no bem-estar físico e emocional dessa pessoa. Mas o que exatamente pode ser feito? Em que e como o cuidador pode auxiliar o familiar que tem câncer?
Se você se tornou o cuidador de um paciente com câncer, é comum ter dúvidas sobre o que você pode fazer ou como fazer.
Primeiramente, é muito importante que antes de mais nada você converse com o próprio paciente para saber como pode ajudá-lo sem ofendê-lo ou anulá-lo.
Conversar com a equipe médica também é fundamental. Os profissionais que acompanham o paciente te ajudarão a entender o que você pode fazer e como fazer corretamente.
Saiba mais sobre como cuidar corretamente de um paciente com câncer.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.