Os tumores cerebrais e do sistema nervoso central são geralmente diagnosticados em função dos sintomas. Se houver uma suspeita de câncer, mais exames serão necessários para confirmar o diagnóstico.
Histórico clínico e exame físico
O médico fará perguntas sobre seu histórico clínico e de seus familiares para verificar possíveis fatores de risco e para entender melhor seus sintomas. Também realizará um exame neurológico, onde serão avaliadas algumas funções, como reflexos, força muscular dos olhos, boca e movimento, coordenação e agilidade.
Se os resultados do exame sugerirem um tumor cerebral, o médico o encaminhará a um neurologista (médico especializado em doenças do sistema nervoso) ou neurocirurgião (cirurgião especializado em doenças do sistema nervoso) para um exame mais detalhado das funções neuronais e suas alterações. O especialista também solicitará exames complementares, como eletroencefalograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros. Radiografias simples do crânio e do cérebro não ajudam muito no diagnóstico da grande maioria dos tumores cerebrais.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 05/05/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.