Câncer de Pele de Células de Merkel


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Diagnóstico do Câncer de Pele de Células de Merkel

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/08/2015 - Data de atualização: 28/01/2019


A maioria dos cânceres de pele, incluindo o câncer de pele de células de Merkel é diagnosticado quando uma pessoa vai ao médico devido as sinais e sintomas que está apresentando.

Se você tem uma área irregular na pele que possa ser câncer de pele, seu médico fará exames e testes para verificar se é câncer ou alguma outra doença da pele. Se existe uma chance do câncer de pele ter se disseminado para outras áreas do corpo serão solicitados, também, exames de imagem.

Histórico Clínico e Exame Físico

Se uma pessoa apresenta sinais de câncer de pele de células de Merkel, o médico analisará o histórico clínico completo do paciente, observando os sintomas e fatores de risco. Para diagnosticar o câncer de pele de células de Merkel e determinar o grau de comprometimento da doença poderá ser solicitada a realização de alguns exames.

Durante o exame físico, o médico observará o tamanho, forma, cor e textura das lesões em questão, e se há sangramento ou descamação.

O médico também apalpará os gânglios linfáticos próximos da área com a lesão. O câncer de pele de células de Merkel pode se disseminar para os gânglios linfáticos.

Junto com o exame físico, alguns dermatologistas usam uma técnica chamada dermatoscopia para avaliar manchas na pele com mais clareza. O médico utiliza um dermatoscópio, uma lente de aumento especial com fonte de luz própria para observar a pele. Às vezes uma fina camada de óleo é usada com este instrumento. Uma imagem digital ou fotográfica do local pode ser tomada.

Fonte: American Cancer Society (09/10/2018)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive