A maioria dos mesoteliomas é diagnosticada quando uma pessoa consulta um médico devido as sinais e sintomas que está apresentando. Se existe uma razão para suspeitar que seja mesotelioma, o médico a examinará e solicitará exames complementares para confirmar (ou não) o diagnóstico.
Histórico Clínico e Exame Físico
Se você apresenta sintomas que podem estar sendo causados pelo mesotelioma, o médico fará perguntas sobre seu histórico clínico e de seus familiares para verificar possíveis fatores de risco e para entender melhor seus sintomas. O médico também irá examiná-lo para determinar possíveis sinais do mesotelioma e outros problemas de saúde.
O mesotelioma pleural pode causar derrame pleural e o mesotelioma peritoneal pode causar ascite. Em casos de mesotelioma no pericárdio, o líquido que se acumula na membrana que envolve o coração é denominado derrame pericárdico. Raramente, o mesotelioma pode se desenvolver na virilha similar a uma hérnia. Tudo isso pode ser encontrado durante o exame físico.
Fonte: American Cancer Society (16/11/2018)
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.