Os tumores de cavidade nasal e seios paranasais são normalmente diagnosticados pelos sinais ou sintomas que apresentam. Se houver suspeita de câncer, o paciente será encaminhado para um especialista e serão solicitados exames para confirmação diagnóstica.
Histórico clínico e exame físico
Será perguntado durante a consulta seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar, e outras condições clínicas. O exame físico irá fornecer outras informações sobre sinais de doença na cavidade nasal e nos seios paranasais, além de outros problemas de saúde.
Durante o exame físico, o médico irá prestar atenção especial às áreas do nariz e seios da face que estão causando os sintomas, bem como às áreas de dormência, dor, inchaço, alterações nos linfonodos do rosto e pescoço, mudanças na simetria dos olhos e face, alterações visuais ou quaisquer outros problemas.
Se os sinais e sintomas apresentados sugerirem que o paciente possa ter câncer de cavidade nasal e seios paranasais, serão solicitados exames de imagem, de laboratório e biópsias, para confirmação diagnóstica e estadiamento da doença.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.