Muitas vezes, os sintomas apresentados por um paciente, o exame físico, os exames de imagem e os exames de sangue podem sugerir a presença de um tumor ósseo. Mas na maioria dos casos, os médicos precisam confirmar esta suspeita realizando uma biópsia.
Outras doenças, como infecções ósseas, podem causar sintomas e os resultados dos exames de imagem podem ser confundidos com um tumor ósseo. O diagnóstico exato de um tumor ósseo depende muitas vezes de uma combinação de informações, localização, aspecto na radiografia e aparência sob o microscópio.
Como uma única metástase óssea pode apresentar os mesmos sinais e sintomas que um tumor ósseo primário, muitos médicos solicitam uma biópsia para diagnosticar uma possível metástase óssea de um paciente. As metástases ósseas, geralmente, são diagnosticadas com exames de imagem.
Histórico clínico e exame físico
Durante a consulta o médico fará perguntas sobre seu histórico clínico, bem como de possíveis sintomas, para avaliar se alguma alteração pode sugerir um tumor ósseo. Um exame físico pode, às vezes, fornecer informações sobre um possível tumor. Por exemplo, o médico pode ver ou sentir uma massa tumoral.
Se durante o exame o médico suspeitar de algo, provavelmente solicitará mais exames para poder elucidar o diagnóstico.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/06/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.