O resultado de um único exame não é suficiente para diagnosticar o mieloma múltiplo. O diagnóstico é baseado numa combinação de dados, incluindo os sintomas do paciente, exame físico realizado pelo médico e resultados dos exames de sangue e de imagem.
O diagnóstico do mieloma múltiplo requer pelo menos uma das seguintes opções:
Mieloma latente
Este termo é usado para o mieloma em estágio inicial assintomático. As pessoas com mieloma latente apresentam alguns sinais como:
No entanto, os valores sanguíneos, os níveis de cálcio e a função renal são normais, não apresentam nenhum dano ósseo ou em algum órgão, e também não se observam sinais de amiloidose.
Amiloidose de cadeia leve
Um diagnóstico de amiloidose de cadeia leve é confirmado quando o paciente apresenta:
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/02/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.