Diagnóstico precoce do câncer de pulmão

O rastreamento do câncer de pulmão é a realização de exames para determinar a existência da doença em pessoas assintomáticas.
 
Radiografias convencionais de tórax foram utilizadas para o rastreamento do câncer de pulmão, mas não aumentaram a sobrevida da maioria dos pacientes. Portanto, não são indicadas para o rastreamento do câncer de pulmão.
 
Nos últimos anos, foi realizado um estudo com tomografias computadorizadas de baixa dose em pessoas com maior risco de contrair câncer de pulmão. Essas tomografias permitiam diagnosticar alterações nos pulmões que poderiam ser câncer. Esse estudo mostrou que o uso das imagens de tomografias no rastreamento em pessoas com maior risco de desenvolver câncer de pulmão salvou mais vidas em comparação aos estudos com o uso de radiografias de tórax. Para as pessoas do grupo de risco, a realização de exames de imagem anuais com tomografias computadorizadas de baixa dose antes do início de quaisquer sintomas, diminuiu o risco de morte por câncer de pulmão.
 
Razões para fazer o rastreamento em pessoas com risco aumentado para câncer de pulmão
 
Se o câncer de pulmão for diagnosticado em estágio inicial e antes de ter e disseminado, é mais provável que seja tratado com sucesso.
 
O rastreamento do câncer de pulmão é indicado para determinadas pessoas fumantes ou ex-fumantes, mas que não apresentam sinais ou sintomas. Se uma pessoa tem câncer de pulmão, mas não apresenta sintomas, geralmente significa que há uma chance de detectar a doença precocemente.
 
Normalmente, os sintomas do câncer de pulmão não aparecem até que a doença já esteja em um estágio avançado. Mesmo quando o câncer de pulmão provoca sintomas, pode, muitas vezes, ser confundido com outros problemas de saúde, como uma infecção ou efeitos a longo prazo do tabagismo, o que pode atrasar o diagnóstico.
 
Se você tiver sintomas que possam ser de câncer de pulmão, consulte seu médico imediatamente, para que possa ser solicitado exames de imagens para o diagnóstico correto da doença
 
Recomendações para o rastreamento do câncer de pulmão da American Cancer Society
 
As recomendações para o rastreamento do câncer de pulmão são para pessoas que atendam os seguintes critérios:

  • Ter idade entre 50 e 80 anos, com bom estado geral de .
  • Ser fumante ou não ter fumado nos últimos 15 anos.
  • Ter pelo menos histórico de tabagismo de 20 maços/ano (2 maços por dia por 10 anos).
  • Ter recebido aconselhamento para deixar de fumar se for fumante.
  • Ter recebido informações sobre os possíveis benefícios e malefícios, bem como suas limitações.
  • Ter um local onde poder fazer o rastreamento e o tratamento do câncer de pulmão.

Benefícios e possíveis risco do rastreamento
 
O principal benefício do rastreamento é a diminuição da chance de morte  por câncer de pulmão que é a causa de muitos decessos de fumantes e ex-fumantes.
 
Ainda assim, é importante estar ciente de que, como com qualquer tipo de exame, nem todos os pacientes que preenchem os critérios de seleção serão beneficiados. Esse tipo de rastreamento não diagnostica todos os tipos de câncer de pulmão e nem todos os tipos de câncer detectados serão diagnosticados precocemente.
 
Mesmo se um câncer de pulmão seja diagnosticado através do rastreamento, não significa que o paciente morrerá devido a doença. Além disso, esse estudo pode diagnosticar outras anomalias que não sejam câncer, mas que devem ser investigadas com outros exames para o diagnóstico. Isso pode significar a realização de mais tomografias ou mesmo de exames invasivos, como a biópsia pulmonar.
 
O que significa estado de saúde razoavelmente bom?
 
O rastreamento tem por objetivo diagnosticar o câncer em pessoas assintomáticas.
 
Para ter o potencial benefício do rastreamento, os pacientes precisam estar em boas condições de saúde. Por exemplo, eles precisam ter boa condição clínica para poder realizar, uma cirurgia e outros tratamentos para câncer de pulmão, caso a doença seja diagnosticada. Os pacientes com outros problemas importantes de saúde também não serão beneficiados pelo rastreamento, portanto não devem se submeter aos possíveis riscos do mesmo.
 
Converse com seu médico sobre todos os seus problemas de saúde para decidir se o rastreamento é indicado para o seu caso.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/01/2023, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho