Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Dia Nacional da Mamografia: mastologista alerta sobre diagnóstico precoce

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/02/2021 - Data de atualização: 02/02/2021


O Dia Nacional da Mamografia é celebrado nesta semana e visa alertar a população, principalmente, as mulheres para a realização dos exames preventivos que possibilitam a detecção do câncer de mama ainda em estágio inicial, o que, segundo o Instituto Oncoguia, aumenta as chances de cura em 90%. 

De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença representa 29% dos casos nas mulheres, tornando-se o segundo tipo mais comum e o de maior incidência de óbito. Para o mastologista, Cleverson Gomes do Carmo, alguns fatores de risco podem corroborar para o surgimento do câncer de mama. 

“Mulheres acima de 50 anos, histórico familiar - parentes que já tiveram a doença, consumo excessivo de álcool e falta de exercícios físicos são alguns dos fatores de riscos da doença. É importante destacar que, quando diagnosticada em estágio inicial, as chances de cura são maiores. Por isso, reforço a importância de as mulheres acima de 40 anos realizarem a mamografia anualmente”, explica.
Câncer de mama em homens

Estima-se que entre os casos de câncer de mama, apenas 1% representam ocorrências em homens. No entanto, mesmo que sejam designados como raros, é preciso se atentar. 

“Os casos são diagnosticados em menor quantidade, visto que o público masculino possui glândulas mamárias menores, mas é preciso estar em alerta ao histórico familiar e a idade - são mais suscetíveis a doença homens acima de 60 anos. Caroços na mama, inchaços na região e secreção pelo mamilo são sinais que devem ser observados de perto e analisados por um especialista”, alerta o médico.

Matéria publicada por Folha Vitória em 01/02/2021.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive