No dia 8 de maio de 2013 será
celebrado o primeiro Dia Mundial do Câncer de Ovário. Nesta data, 26 ONGs, de
17 países diferentes, vão se unir para disseminar informação às suas
comunidades sobre os fatores de risco e sintomas da doença. O grande objetivo é
conscientizar mulheres sobre a importância de procurar o médico – rapidamente -
caso algum dos sintomas seja identificado.
A iniciativa, porém, visa atingir também mulheres que vivem com a doença, além de amigos e familiares de pacientes. Para esse público, o grande objetivo é criar uma comunidade de apoio e troca de informações.
Por ano, tem-se aproximadamente 250 mil novos diagnósticos de câncer de ovário ao redor do mundo e, desses, 140 mil são fatais, levando mulheres ao óbito principalmente em decorrência da detecção tardia. No Brasil esse número é de aproximadamente 6.200 mil novos casos por ano.
Estatísticas mostram que apenas 45% das mulheres com câncer de ovário tem chances de sobreviver por 5 anos após o diagnóstico, enquanto, para pacientes de câncer de mama, esse número sobe para 89%.
Em decorrência deste cenário crítico, foi criado o Dia Mundial do Câncer de Ovário.
Segundo Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia e uma das responsáveis pela idealização da data, reunir ONGs do mundo todo e disseminar informação sobre a doença é uma iniciativa primordial, que dá ao câncer de ovário, finalmente, o destaque necessário.
Para ela, quando as pessoas se reúnem em uma mesma causa, resultados positivos são certeiros. Para Luciana, "chegou a hora de darmos visibilidade a essa doença séria e silenciosa que é o câncer de ovário e dessa forma, salvarmos a vida de muitas mulheres”.
No Brasil, a campanha é liderada pelo Instituto Oncoguia e conta com a participação de outras ongs como AMUCC em Florianópolis e Viva Maria em Salvador.
Para mais informações sobre o Dia Mundial do Câncer de Ovário
Website da campanha: www.ovariancancerday.org
Website do Instituto Oncoguia: www.oncoguia.org.br
Facebook: www.facebook.com/WorldOvarianCancerDay
Twitter: @OvarianCancerDY @oncoguia
Pinterest: @OvarianCancerDYEste conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.