O rastreamento engloba uma série de procedimentos eficazes para o diagnóstico de doenças, como o câncer, em fase inicial ou mesmo numa fase pré-maligna, em pessoas assintomáticas, quando o tratamento é mais provável que seja efetivo e eficaz. Mas, no momento, não existem exames de rastreamento para tumores raros, como os tumores estromais gastrintestinais, dessa forma o rastreamento em pessoas assintomáticas não é recomendado.
Ainda assim, alguns tumores estromais gastrointestinais podem ser diagnosticados precocemente por acaso. Às vezes, eles são visualizados em exames realizados durante um check-up ou para outros problemas clínicos, como, por exemplo, durante uma tomografia computadorizada, realizada por outra razão. Alguns tumores gastrointestinais também podem ser diagnosticados precocemente durante uma cirurgia abdominal para outro problema de saúde.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/12/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.