Tipos de Câncer

Câncer de Testículo

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Detecção Precoce do Câncer de Testículo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/12/2015 - Data de atualização: 11/07/2018


A maioria dos cânceres de testículo é diagnosticada em estágio inicial. O primeiro sintoma é a presença de um nódulo no testículo ou um inchaço no testículo. Mas, alguns tipos de câncer de testículo podem não provocar sintomas até alcançarem um estágio avançado.

A maioria dos médicos concorda que examinar os testículos de um homem deve ser parte de um exame físico geral. Alguns médicos recomendam que os homens examinem seus testículos mensalmente após a puberdade (autoexame). Recomenda-se que os homens procurem imediatamente um médico imediatamente se encontrarem um nódulo em um dos testículos.

Autoexame do Testículo


O melhor momento para você examinar os testículos é durante ou após um banho, quando a pele do escroto está relaxada.

  • Afaste o pênis e examine cada testículo separadamente.
  • Segure o testículo com as duas mãos e enrole-o delicadamente entre os dedos.
  • Procure sentir a presença de nódulos ou qualquer alteração no tamanho, forma ou consistência dos testículos.

É normal um testículo ser ligeiramente maior do que o outro. Cada testículo normal tem um pequeno tubo espiral chamado de epidídimo, que pode parecer uma pequena protuberância no lado externo superior ou parte média do testículo. Os testículos normais contêm vasos sanguíneos, tecidos de suporte e tubos que transportam espermatozoides. Alguns homens podem confundir estes componentes com protuberâncias anormais. Se você tiver alguma dúvida, converse com seu médico.

Um testículo pode se tornar maior que o outro por muitas outras razões além do câncer. Por exemplo, líquido pode se acumular ao redor do testículo para formar uma hidrocele ou as veias do testículo podem se dilatar e provocar um aumento e granulação ao redor do testículo, uma condição que é denominada varicocele. Se o seu testículo parece maior, consulte seu médico para ter certeza de que você tem uma dessas condições e não um tumor. Seu médico poderá solicitar um ultrassom para confirmação diagnóstica.

Se você optar por examinar seus testículos regularmente, você vai se familiarizar com o que é normal e o que é diferente. Aos encontrar quaisquer alterações consulte, imediatamente, um médico para que a causa seja identificada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Fonte: American Cancer Society (17/05/2018)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive