Tipos de Câncer

Câncer de Rim

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Detecção Precoce do Câncer de Rim

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/07/2017 - Data de atualização: 01/06/2020


Muitos cânceres de rim são diagnosticados precocemente, quando ainda estão confinados ao órgão, mas outros são diagnosticados em estágio mais avançado. Algumas razões para isso podem ser:

  • Esses cânceres, às vezes, podem crescer sem provocar quaisquer sinais e sintomas.
  • Devido a localização (mais profunda) dos rins no corpo, muitas vezes, tumores pequenos não são palpados durante um exame físico.
  • Não existem exames de rastreamento indicados para câncer de rim em pessoas assintomáticas.

Para pessoas com risco médio para o câncer de rim

Alguns exames podem diagnosticar alguns tipos de câncer de rim precocemente, mas nenhum deles é indicado para rastreamento do câncer de rim em pessoas com risco médio para desenvolver a doença.

O exame de urina de rotina, que às vezes é parte de um exame médico completo, pode diagnosticar pequenas quantidades de sangue presentes na urina em algumas pessoas com câncer de rim inicial. Mas muitas outras condições clínicas, além do câncer de rim podem provocar o aparecimento de sangue na urina, incluindo infecções do trato urinário, infecções da bexiga, câncer de bexiga e condições renais benignas, como cálculos renais. E algumas pessoas com câncer de rim não apresentam sangue na urina até que a doença se encontre avançada.

Muitas vezes, os cânceres de rim são diagnosticados acidentalmente durante a realização de exames de imagem para alguma outra patologia, por exemplo da vesícula biliar. O câncer de rim geralmente não provoca dor ou outros sinais e sintomas no momento do diagnóstico. A taxa de sobrevida dos cânceres de rim é muito alta porque geralmente são diagnosticados em estágio inicial.

Para pessoas com alto risco para câncer de rim

Pessoas que têm determinadas condições hereditárias, como a doença de von Hippel-Lindau, apresentam maior risco de câncer de rim. Os médicos geralmente recomendam que essas pessoas façam exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassom, regularmente para o diagnóstico precoce de tumores renais. Os cânceres de rim diagnosticados precocemente com esses exames geralmente têm mais chances de cura.

É importante informar seu médico se algum membro de sua família tem (ou teve) câncer de rim, principalmente em uma idade mais jovem ou se eles foram diagnosticados com uma condição hereditária associada a esse câncer, como a doença de von Hippel-Lindau. Seu médico pode recomendar que você considere realizar aconselhamento genético e exames complementares para verificar se tem a mesma condição genética.

Alguns médicos também recomendam que pessoas com doenças renais tratadas por diálise a longo prazo façam exames regulares para investigar câncer de rim.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/02/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive