O diagnóstico precoce do melanoma aumenta a chance de sucesso do tratamento.
Autoexame da pele
Embora não existam recomendações estabelecidas para a detecção precoce do câncer de pele, é importante conhecer sua própria pele para encontrar qualquer sinal do câncer o mais precocemente possível. É importante conhecer seu padrão de pintas, manchas, sardas e outras marcas na pele para que você detecte novas pintas ou alterações nas já existentes.
O autoexame regular da pele permite a detecção precoce do câncer de pele e deve ser realizado em frente a um espelho numa sala iluminada. As seguintes etapas devem ser incluídas no autoexame da pele:
Você deve consultar, imediatamente, um médico se encontrar:
Exame da pele realizado pelo médico
Como parte de um exame de rotina relacionado ao câncer, seu médico deve examinar sua pele cuidadosamente.
Se o seu médico encontrar qualquer pinta irregular ou outras áreas suspeitas, ele pode encaminhá-lo a um dermatologista, que é o médico especializado em problemas de pele. Os dermatologistas, também, podem realizar exames regulares da pele. Muitos dermatologistas utilizam a técnica denominada dermatoscopia, também conhecida como dermoscopia, microscopia de epiluminescência ou microscopia de superfície, para examinar, de forma mais detalhada e precisa a pele. Imagens digitais ou fotográficas do local podem ser realizadas.
Exames regulares da pele são, especialmente, importantes para as pessoas que têm um risco aumentado para o melanoma, como pessoas com síndrome do nevo displásico, com histórico familiar de melanoma e aquelas que tiveram diagnóstico de melanoma no passado.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 14/08/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.