Tipos de Câncer

Câncer de Mama em Homens

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Detecção Precoce do Câncer de Mama em Homens

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 17/05/2013 - Data de atualização: 26/06/2019


Diagnosticar o câncer de mama cedo aumenta as chances de um tratamento bem sucedido. No entanto, como o câncer de mama em homens é raro, é pouco provável que exista um benefício real em realizar rastreamento do câncer de mama em homens na população em geral, por exemplo, com mamografias e outros exames.

Diferenças que afetam o diagnóstico precoce do câncer de mama entre homens e mulheres

Existem muitas semelhanças entre o câncer de mama em homens e mulheres, mas existem também algumas diferenças importantes que impedem o diagnóstico precoce da doença:

  • Tamanho da mama. A diferença mais óbvia entre a mama masculina e a feminina é o tamanho. Como os homens têm pouco tecido mamário, é mais fácil de observar ou sentir pequenas massas (tumores). Por outro lado, como os homens têm tecido mamário escasso, os tumores não necessitam crescer muito para atingir a aréola, a pele que cobre a mama e os músculos sob a mama. O câncer de mama em homens tende a ser um pouco menor do que nas mulheres no momento do diagnóstico, e geralmente já se disseminou para os linfonodos e tecidos adjacentes. A extensão da disseminação é um dos fatores mais importantes para o prognóstico do câncer de mama.
     
  • Ausência de um programa de conscientização. Uma diferença é que o câncer de mama é comum entre mulheres e raro entre os homens. As mulheres geralmente são mais conscientes desta doença e seus possíveis sinais de alerta, mas a maioria dos homens não percebe que eles têm um pequeno risco de serem afetados. Alguns homens ignoram os nódulos mamários ou pensam que são causados por uma inflamação ou algum outro motivo, e não procuram assistência médica, deixando o tumor crescer. Alguns homens têm vergonha quando encontram um nódulo na mama e temem que alguém possa questionar sua masculinidade. Isto também pode retardar o diagnóstico e reduzir as chances de sucesso no tratamento.
     
  • Homens do grupo de risco. Exames cuidadosos da mama podem ser úteis para rastrear os homens com um forte histórico familiar de câncer de mama ou mutações no gene BRCA. O rastreamento com mamografias e ultrassom não foi estudado em homens, e muitas vezes só são realizados se for diagnosticado um nódulo. Os homens que têm um alto risco para câncer de mama devem discutir o assunto com seu médico.
     
  • Aconselhamento genético. Se você tem histórico familiar para câncer de mama (homem ou mulher), câncer de ovário, câncer de pâncreas e/ou câncer de próstata que pode ser causado por uma mutação no gene BRCA e/ou se alguém na sua família tem essa mutação, você deve avaliar a possibilidade de realizar exames genéticos para determinar se herdou uma mutação no gene BRCA. Se o exame diagnosticar uma mutação, você deve procurar seu médico ou um oncologista. Outros tipos de câncer, incluindo o câncer de próstata, câncer de pâncreas e câncer de testículo foram associados a mutações de BRCA. Se você está pensando em fazer o teste genético, recomenda-se consultar antes um especialista em genética. É importante entender o que o teste genético pode (ou não) dizer, e pesar cuidadosamente os benefícios e riscos do teste. Os resultados dos testes nem sempre são elucidativos, e mesmo que sejam, nem sempre está claro o que deve ser feito. Pode haver outras preocupações como, o que os resultados podem significar para os outros membros da família.

Fonte: American Cancer Society (27/04/2018)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive