Tipos de Câncer

Câncer de Bexiga

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Detecção Precoce do Câncer de Bexiga

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 07/05/2015 - Data de atualização: 01/07/2020


Algumas vezes é possível diagnosticar o câncer de bexiga precocemente. A detecção precoce da doença aumenta as chances de um tratamento bem sucedido.

Rastreamento

Os exames de rastreamento são realizados para a detecção precoce de doenças em pessoas assintomáticas. Atualmente, não se recomenda o rastreamento de rotina do público em geral para o câncer de bexiga porque não existe um exame que tenha demonstrado diminuir o risco de morte por câncer de bexiga em pessoas com risco médio para a doença.

Alguns médicos recomendam o rastreamento do câncer de bexiga para as pessoas do grupo de alto risco, como:

  • Pessoas que foram previamente diagnosticadas com câncer de bexiga.
  • Pessoas que apresentaram determinados defeitos congênitos na bexiga.
  • Pessoas ocupacionalmente expostas a determinados produtos químicos.

Exames para detecção precoce

Os exames de rastreamento de câncer de bexiga investigam diferentes substâncias ou células cancerosas na urina.

  • Exame de Urina

Uma maneira de investigar o câncer de bexiga é determinar a presença (ou não) de sangue na urina, o que se denomina hematúria. Isso pode ser feito durante um exame de urina, que é um teste simples para verificar a presença de sangue e outras substâncias na urina. Esse exame é realizado como parte da rotina de um check-up geral de saúde.

O sangue na urina é geralmente causado por doenças como infecções, mas também pode ser o primeiro sinal do câncer de bexiga.

O exame de urina pode diagnosticar alguns cânceres de bexiga precocemente, mas esse exame não é o mais adequado para o rastreamento.

  • Citologia da urina

Nesse exame,  a urina é analisada sob um microscópio para determinar a presença (ou não) de células cancerígenas. Esse exame permite o diagnóstico de alguns tipos de câncer, mas não é confiável o suficiente para o rastreamento da doença.

  • Marcadores tumorais

Vários exames mais recentes buscam substâncias na urina que possam indicar a presença de câncer de bexiga:

  1. UroVysion. Esse exame procura alterações cromossômicas que são frequentemente vistas nas células cancerígenas da bexiga.
  2. Exame BTA. Esse exame avalia uma substância na urina denominada antígeno associado ao tumor da bexiga (BTA).
  3. Immunocyt. Esse exame examina as células na urina quanto à presença de substâncias como a mucina e o antígeno carcinoembrionário (CEA), que frequentemente são encontradas nas células cancerígenas.
  4. NMP22 Bladdercheck. Esse exame procura a proteína NMP22 na urina, que é frequentemente encontrada em níveis mais elevados em pessoas com câncer de bexiga.

Possíveis sintomas do câncer de bexiga

Nenhum exame de rastreamento é recomendado para pessoas com risco médio, mas o câncer de bexiga pode ser diagnosticado precocemente pela presença de sangue na urina ou outros sintomas urinários. Muitos destes sintomas são causados por outras patologias, mas é importante procurar um médico imediatamente, para que a causa possa ser diagnosticada e, se necessário, iniciar o tratamento. Se os sintomas são causados pelo câncer de bexiga, a detecção precoce permite aumentar as chances de um tratamento bem sucedido.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 30/01/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive